O deputado estadual Netinho Guimarães (PL) acompanhou a comitiva do governador Fábio Mitidieri no Baixo São Francisco, na quinta-feira, dia 25 de janeiro.
O governador autorizou a segunda etapa da Orla fluvial de Santana do São Francisco durante o ‘Sergipe é aqui’ no governo itinerante ‘Sergipe é aqui’, na cidade de Santana do São Francisco, que por um dia se tornou a capital do estado.
Em 2023, o parlamentar cumpriu agenda oficial junto ao governador Fábio e este ano não será diferente. As ações da 20ª edição do programa aconteceram no Centro Administrativo Raymundo Firpo Cruz.
Após o governador Fábio fazer a entrega da 32ª obra para a Educação, no município vizinho, Neópolis, e autorizar nove ordens de serviços de intervenção nas escolas da região, o governador autorizou a segunda etapa de construção da Orla fluvial, cais e atracadouro flutuante de Santana do São Francisco, um investimento de R$ 3.221.844,43.
Entre os mais de 160 serviços ofertados pelo ‘Sergipe é aqui’, a carreta do ‘Qualifica Sergipe’ foi a novidade desta edição. Por meio dela, os santanenses fazem as inscrições para cursos de mecânico de manutenção de motocicletas, salgados de lanchonete e confeitaria artesanal.
Outra novidade desta edição foi levar a carreta do ‘Qualifica Sergipe’. O programa objetiva a qualificação técnica voltada para os trabalhadores sergipanos, visa ainda à oferta de cursos para ampliação do conhecimento e das habilidades profissionais que fomentem a inserção e reinserção desses trabalhadores no mercado de trabalho.
O deputado Netinho entende a importância do “Sergipe é Aqui”, projeto que leva benefícios ao povo sergipano. “Os cidadãos ganham dignidade com a oferta dos serviços e aproxima a estrutura governamental dos sergipanos, por meio da interiorização dos serviços públicos”, ressalta.
Santana do São Francisco
A capital sergipana do artesanato de barro tem 7.346 habitantes, segundo último Censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), realizado em 2022, é o segundo produtor de banana do estado e o quarto de tomate. Sua principal fonte de renda é o artesanato.
Por Cláudia Meireles