Matrícula Online 2024: responsáveis têm até o dia 30 para entregar a documentação do aluno

Caso a escola não receba, a inscrição poderá ser cancelada pelo sistema e o direito à vaga será cedido a outro aluno na próxima fase da matrícula

Mães, pais ou responsáveis que concluíram o cadastro para a solicitação de vaga em escolas da rede municipal de ensino de Aracaju têm até a terça-feira, 30, para entregar a documentação do aluno na secretaria da unidade de ensino e, assim, confirmar a matrícula. Caso a escola não receba, a inscrição poderá ser cancelada pelo sistema e o direito à vaga será cedido a outro aluno na próxima fase da matrícula.

Somente na fase de solicitação de vagas para alunos novos, dos dias 24 a 26, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Educação (Semed), registrou 5.642 cadastros no Portal da Matrícula. Durante todo o processo, iniciado no dia 4 de janeiro com a transferência interna, o Portal registrou 7.929 solicitações. Para sanar dúvidas a respeito da Matrícula Online 2024 e orientar as famílias que apresentam dificuldades no sistema, a Educação de Aracaju oferta o atendimento da Central da Matrícula.  Com horário de funcionamento das 7h30 às 17h, a população pode ser atendida através dos seguintes telefones: 79 3179-1574; 79 98157-5918; 79 98106-2969 (WhatsApp) e 79 98166-7342 (WhatsApp).

Coordenadora da Central, Roberta Lima pede que as famílias se atentem ao prazo e não deixem a entrega da documentação para o último dia. “Nosso processo de solicitação de vaga que é iniciado no site é apenas uma pré-matrícula, sendo extremamente necessário que o responsável compareça à escola com todos os documentos para confirmar a vaga. Ainda temos muitas solicitações pendentes aguardando a entrega dos documentos pelos responsáveis”, relata.

As famílias ou responsáveis precisam se atentar, ainda, à necessidade de levar todos os documentos que foram solicitados. Muitos, em anos anteriores, por exemplo, não tinham o cartão do Sistema Único de Saúde (SUS) do aluno. A estes, a Semed orienta que se dirijam à sua Unidade Básica de Saúde (UBS) e que  solicitem, já que a escola necessita deste documento em caso de emergência

“É bom que os pais ou o responsável pelo estudante também esteja atento ao fato de que se ainda não está com algum tipo de documento ou foto, que ainda assim procure a unidade de ensino onde seu filho foi pré-matriculado e converse com a própria gestão escolar sobre o procedimento adequado e como pode proceder a entrega dessa outra documentação que ficou pendente”, explica Roberta.

Diretor da Emef Presidente Vargas, localizada no bairro Siqueira Campos, Robson Santana conta que muitos pais ainda não entregaram os documentos necessários, ou levam a documentação incompleta. Isto pode acabar interferindo no pleno funcionamento de tomadas de decisões em casos de eventualidades ocorridas no ambiente escolar, como no caso de emergências médicas.

“Atentamos a comunidade que a execução da pré-matrícula é o primeiro passo, porém a vaga só será efetivada com a entrega da documentação na escola. Pedimos atenção no prazo da entrega desses documentos, é de extrema importância que todos sejam levados, até para o bom funcionamento escolar durante o período letivo. Documentos que os pais costumam esquecer como cartão do SUS, carteira de vacinação, comprovante de residência atualizado fazem diferença numa eventualidade que possa ocorrer. São necessários para a segurança de todos”, enfatiza Robson.

Documentação necessária
– Requerimento de Matrícula, assinado pelo aluno maior de 18 (dezoito) anos, ou pelos pais ou responsável legal, quando o aluno for menor de 18 (dezoito) anos;

– Guia de Transferência da escola de origem (não devendo conter emendas e/ou rasuras) ou Declaração de Escolaridade (com validade de 30 dias), para os alunos provenientes de outras escolas, mesmo que esta pertença à rede pública municipal de ensino de Aracaju;

– Cópia da Certidão de Nascimento do aluno;

– Cópia do Registro Geral ou documento de identidade do aluno, quando houver, e dos pais ou responsáveis legais do estudante;

– Cópia do CPF do aluno, quando houver, e dos pais ou responsáveis legais pelo aluno;

– Cópia do comprovante de residência com o CEP;

– Declaração de vacinação atualizada, para alunos de 0 a 6 anos de idade, disponível da Unidade Básica de Saúde (UBS) de referência da família;

– Cópia da Carteira de Vacinação para alunos do 2º ao 5º ano do ensino fundamental;

– Cópia do Cartão Nacional de Saúde (cartão do SUS),

– Cópia do Cartão do Bolsa Família, quando houver;’

– 03 (três) fotos 3×4 recentes;

– Para os alunos provenientes de países estrangeiros, bem como seus pais ou responsáveis legais, além dos documentos requeridos neste artigo, deverá ser apresentado o Registro Nacional Migratório (RNM) / Protocolo de Solicitação de Refúgio.

– Os pais ou responsáveis legais pelo aluno e o aluno, quando maior de 18 (dezoito) anos, além dos documentos mencionados neste artigo, deverão tomar ciência dos termos que serão apresentados pela unidade de ensino na efetivação da matrícula.

Fonte: PMA
Foto: Ascom Semed

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.