Programa Primeiro Emprego amplia oportunidades de ingresso no mercado de trabalho

O programa é destinado à juventude sergipana que está em busca das primeiras experiências profissionais

A exigência de experiência prévia é, por vezes, apontada como um dos principais empecilhos para acesso ao mercado de trabalho, especialmente entre aqueles que acabaram de iniciar a jornada em busca da tão sonhada oportunidade de emprego. Foi com objetivo de combater o desemprego e ampliar a inserção e capacitação da juventude sergipana no universo profissional que o Programa Primeiro Emprego (PPE) foi lançado ainda no primeiro ano da atual gestão estadual. Intermediado pela Secretaria de Estado do Trabalho, Emprego e Empreendedorismo (Seteem), a ação tem resultado na qualificação de jovens entre 18 e 29 anos que nunca trabalharam formalmente.

“Esse programa está sendo uma porta que pode, querendo ou não, resolver esse problema que é a questão da experiência”, salienta Leandro Rocha, de 18 anos, que está entre os 20 jovens selecionados na primeira turma do PPE, iniciada em novembro do ano passado, para a qualificação técnica no curso de ‘Programador Full-Stack’, ofertado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) em parceria com a empresa 3Tecnos Tecnologia.

Com a conclusão do Ensino Médio e o interesse pela área da tecnologia, ele conta que a capacitação chegou em boa hora. “Juntou o útil ao agradável. Eu estava querendo me  qualificar, ao mesmo tempo em que eu queria uma oportunidade de estágio. Isso daqui encaixou como uma luva, realmente, porque aqui eu aprendo, eu sou beneficiado por causa do aprendizado e ainda consigo experiência”, ressaltou.

Ainda segundo Leandro, o diferencial do programa é a certeza de que pelo menos 30% da turma sairá contratada após o processo de qualificação teórica e prática. Além disso, durante o período da capacitação, é ofertada uma bolsa no valor de R$ 500. “No meu caso, essa bolsa está sendo otimizada para conseguir ter mais acesso a conteúdos e cursos. É muito importante, porque para algumas pessoas estarem aqui, precisam de um certo acesso. Tem gente que não tem transporte, mora mais longe. É super importante para ter acessibilidade também para todas as pessoas”, pontua Leandro.

Há quase três meses, as tardes das segundas às sextas-feiras ganharam ares de novos aprendizados para os selecionados no curso ‘Programador Full-Stack’. “É um curso direcionado e prático. Grande parte dos alunos são egressos e estudantes de cursos de Tecnologia da Informação, isso vai corroborar muito a formação e auxiliar ainda mais o desenvolvimento tecnológico deles. Foi feito um planejamento pedagógico baseado em projetos onde os alunos vão atuar em diversas frentes de uma empresa”, afirma o coordenador técnico dos cursos de Tecnologia da Informação do Senai/SE, Tales Bündchen.

Quem também participa da qualificação é a jovem Amanda Melo, 18. Ela conta que o interesse em se capacitar chegou logo após a conclusão do seu ensino fundamental, e desde então tem procurado cursos na área, resultando enfim na participação no PPE. “Aqui está sendo um guia para o que o mercado precisa, realmente. Está sendo uma experiência muito boa. Todas essas oportunidades, tanto da experiência quanto da possibilidade de ficar na empresa, eu já me sinto praticamente como se tivesse iniciado no mercado de trabalho, porque dessa oportunidade para frente, eu já vou ter o meu pé firmado na área da programação”, comemora.

Programador Full-Stack

A aula inaugural do curso ‘Programador Full-Stack’ aconteceu no final de outubro de 2023, com a seleção de 20 jovens inscritos via edital de nº 01/2023 para qualificação profissional na área, com carga horária de 480 horas. A ação foi resultado da parceria entre a empresa 3Tecnos, especializada no desenvolvimento de softwares para a administração pública, e a instituição Senai/SE. Desde novembro, os jovens têm participado de capacitações na sede da instituição de ensino e já se preparam para início da qualificação junto à empresa parceira. 

Oportunidades no Programa Primeiro Emprego

O programa consiste em quatro grupos de ações: oferta de qualificação técnica alinhada às necessidades do mercado sergipano; oportunidade da primeira experiência profissional; acompanhamento contínuo aos jovens beneficiados pelo programa;  e apoio financeiro a partir da concessão de bolsas.

As inscrições são permanentes e podem ser realizadas no portal do Primeiro Emprego (primeiroemprego.se.gov.br). As oportunidades são abertas via editais publicados e comunicados pela Seteem no site e também na rede social da pasta (@traballho.se).

Fonte: Agência Sergipe de Notícias
Foto: Jhennifer Laruska

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.