Márcio Rocha [*]
Nos últimos oito anos, em Sergipe, houve um grande desenvolvimento educacional através das ações do Sistema Fecomércio, tanto na expansão das atividades das unidades da Escola Sesc, em Aracaju e Nossa Senhora do Socorro, quanto no centro de alfabetização Sesc LER em Indiaroba.
A elevação da quantidade de vagas ofertadas para os filhos dos trabalhadores do comércio foi praticamente dobrada no período, dando amplitude de atendimento para crianças e adolescentes que ganharam mais oportunidades de um processo educacional forte e sólido, preparando para a vida no futuro.
Assim como prover a chance de conquistar dignidade e independência através da unidade de Indiaroba, cuja taxa de analfabetismo era a mais alta do estado e desde o início de sua operação, sobretudo nos oito anos da administração de Laércio Oliveira, foi dado um salto progressional de pessoas adultas que melhoraram sua vida através da leitura e escrita.
O projeto tem sido bem-sucedido, a ponto de ser redesenhado e aplicado também nas unidades de Aracaju e Socorro, levando o acesso ao conhecimento por meio do ensinamento da leitura. São mais de três mil pessoas anualmente beneficiadas diretamente por meio das atividades educacionais do Sesc, com ensino de alta qualidade, de acordo com os indicadores anuais de avaliação de desempenho escolar unitários. Educar é transformar vidas.
Nesse bojo, muda-se a administração do sistema e o reforço do compromisso com a formação educacional. Afinal, é necessário ampliar as atividades e atendimentos, culminando com o desenvolvimento educacional de todo o estado. Na compreensão do atual presidente, Marcos Andrade, uma lacuna importante deveria ser preenchida para estimular uma melhor qualidade de educação para as crianças do estado. Na observância de que cinco das dez maiores economias do estado se encontram na região Centro-Sul sergipana, foi subentendido que há uma área a ser pensada e projetada para o novo salto de ações educacionais para a comunidade.
Para isso, é necessário que se trabalhe uma unidade que possa atender as complexidades da região, fortalecendo não somente a educação da área, mas as famílias das pessoas atingidas pelos trabalhos da unidade. Após discussões com a diretoria, chegamos à conclusão indicativa que o município de Tobias Barreto, sexta economia do estado, circundado por Itabaianinha, Riachão do Dantas, Boquim, Simão Dias, Poço Verde, Tomar do Geru e Pedrinhas, reúne as condições de sediar uma unidade educacional que seja revolucionária em termos de metodologia aplicada ao ensino e formação pessoal cidadã e com estímulo ao pensamento crítico, elevando as mentes das crianças e adolescentes que tenham a oportunidade de lá estudar. Saiu das elocubrações e partimos para a escalada das ações determinantes nesse processo de criação da nova unidade Escola Sesc.
O ensino integral será o carro-chefe desse projeto, levando aos alunos a oportunidade de
formação continuada no ensino fundamental e médio, com a aplicação da grade curricular no
seu horário base e em contraturno, aulas complementares laboratoriais, tecnológicas e esportivas, abrindo novos horizontes para os filhos dos comerciários do Centro-Sul do estado, terem chances de projetarem metas pessoais e profissionais de crescimento na vida. O principal mecanismo para isso é a educação e disso, o Sistema Fecomércio entende como ninguém. Afinal, das escolas Sesc saíram médicos, juristas, profissionais das mais diversas áreas em formações superiores de várias cadeias científicas. O rumo do progresso está no desenvolvimento educacional.
Aliado a esse processo de educação revolucionário, virá o trabalho de preparo dos profissionais da inovação. O mercado demanda profissões cada vez mais complexas em termos de preparo no que tange à grade comum curricular. Então este é o momento de entrar com o diferencial para o futuro dessas crianças a serem atendidas. O pensamento do presidente Marcos Andrade é claro: “novas profissões estão surgindo, novos mercados estão se abrindo e devemos preparar os cidadãos do futuro para estarem prontos para seu futuro”.
Portanto, haverá o foco catedrático da tecnologia, pois esta tem sido o principal determinante dos atuais
profissionais de sucesso e como é um moto-contínuo, nunca deixará de ser a força principal da economia que se transforma a cada momento. Novas ferramentas surgem diuturnamente e todas são ligadas ao processo de soerguimento tecnológico.
Muito disso tem sido pensado através do Senac, principalmente, que tem em sua plêiade de cursos, qualificações que jamais seriam pensadas num curto prazo passado, há cinco anos, por exemplo. Hoje já existem profissões que até poucos dias não existiam e tudo isso depende do processo tecnológico, mas acima de tudo da formação educacional. Para tanto, é necessário desenvolver os projetos de preparo do cidadão futurista a partir do agora. E é nesse imo que devemos pensar no presente.
Com o trabalho a ser desenvolvido na nova unidade a ser construída em Tobias Barreto, será levantada ao lado, uma escola do Senac que terá foco no desenvolvimento de tecnologia e inovação, levando às comunidades que pouco ainda possuem acesso profissional das cadeias de produção mais contemporâneas, o caminhar lado a lado com o processo de formação educacional básica, aliando as ciências humanas e da natureza, às exatas, e às projetadas para o futuro, interligando ainda mais as ações de Sesc e Senac.
Até poucos dias não nos preparávamos para as profissões que não existiam. O momento de dar uma guinada é agora, e não pensar na preparação, mas na criação e formação das pessoas para essas novas
profissões, pois o mercado evolui a cada segundo. E do interior de Sergipe, por meio do trabalho dos empresários do comércio de bens, serviços e turismo, ações e pessoas revolucionárias surgirão.
[*] é jornalista formado pela UNIT, radialista formado pela UFS e economista formado pela Estácio, especialista em jornalismo econômico e empresarial, especialista em Empreendedorismo pela Universitat de Barcelona, MBA em Assessoria Executiva pela Uninter, com experiência de 23 anos na comunicação sergipana, em rádio, impresso, televisão, online e assessoria de imprensa