Cerca de 78 alunos da rede estadual de ensino, que residem nos povoados Lavandeira, Oiteiros, Bita e Quissamã, no município de Nossa Senhora do Socorro, estão sem transporte escolar desde a última quinta-feira (15), quando houve o início do ano letivo.
Segundo os estudantes, a Secretaria de Estado da Educação retirou o ônibus que fazia o transporte dos alunos e disponibilizou para eles o chamado “cartão de passagem”, que lhes dá direito a utilizar os ônibus convencionais que fazem linhas intermunicipais.
Entretanto, segundo os manifestantes, atualmente só existe uma linha capaz de atender satisfatoriamente a comunidade estudantil, permitindo que os alunos cheguem nos seus estabelecimentos até às 7h, horário do início das aulas, que é a linha 714-Quissamã, operada pela empresa Atalaia, cujo ônibus passa por volta das 5h e já transportando passageiros da região que trabalham em Aracaju e precisam chegar cedo nos seus locais de trabalho.
A superlotação do único ônibus capaz de atender os estudantes causa enorme preocupação aos seus familiares, não só pelo desconforto de terem que viajar em pé mas, principalmente, pela falta de segurança durante todo o trajeto.
Por conta disso, nas primeiras horas da manhã desta segunda-feira (19) os estudantes iniciaram uma manifestação na BR-235, entrada do povoado Oiteiros, no município de Nossa Senhora do Socorro, fechando a rodovia para chamar a atenção da população e, principalmente, das autoridades para a situação.
Fonte: Radar Sergipe