X Semana de Enfermagem do Senac vai debater sobre ética, inclusão e novas tecnologias

Além de palestras e mesa redonda, a X Semana de Enfermagem do Senac, várias oficinas serão promovidas

No período de 14 a 28 de maio, o Senac Sergipe realiza a X Semana de Enfermagem, que este ano terá como tema central  “Ética, inclusão e novas tecnologias”. Tendo como público-alvo docentes, discentes, analistas pedagógicos, gerências, diretorias e também externo, o evento começará pelo Centro de Educação Profissional (CEP) de Aracaju, e depois será levado para as unidades do Senac do interior.

A semana acontece em maio, em comemoração ao Dia do Enfermeiro, em 12/5, e ao Dia do Técnico e Auxiliar de Enfermagem, em 20/5. Uma das novidades desta edição é que o evento aplicará os Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis, em especial o ODS 4, assegurando a educação inclusiva e equitativa e de qualidade, e promovendo oportunidades de aprendizagem para todos.

“Teremos uma mesa redonda com o Coren Sergipe e a Associação Brasileira de Enfermagem e com os sindicatos dos técnicos e enfermeiros, para fazermos uma reflexão ética sobre a prática de enfermagem, como é que está sendo feita essa condução. Teremos ainda palestras sobre inovações tecnológicas voltadas para a área da saúde”, informa a coordenadora dos cursos de Saúde, Caroline Teles.

A inclusão é um tema que também será destacado durante o evento, pois é essencial preparar os profissionais para acolher todos os tipos de pacientes.

“Vamos debater sobre a necessidade do profissional está preparado para atender todos os casos, a exemplo de prestar atendimento a uma pessoa que tenha qualquer tipo de deficiência. Esse será um assunto abordado pela analista Sílvia Conceição, que assiste alunos PcD, no Senac”.

“É uma semana para que possamos adquirir novos conhecimentos, trocar informações, fazer network e parabenizar os profissionais da enfermagem. Então, o Senac pensou também em realizar oficinas, sobre como preparar um currículo eficiente, a importância de cuidar da imagem pessoal, sobre empreendedorismo na área de saúde, para saber inclusive quanto cobrar por cada serviço que prestar”.

De acordo com a coordenadora dos cursos de Saúde, há novos nichos de atuação para o técnico em enfermagem, e para isso eles devem estar bem-preparados.

“Em Itabaiana temos técnicos que estão atuando como baby care, cuidando de recém-nascidos e orientando a puérpera sobre amamentação e cuidados com o bebê, auxiliando-a nos primeiros dias pós-parto. É uma área, assim como as demais, que exige que o profissional esteja bem-preparado”, informa Carolina Teles.

Em Tobias Barreto, como não há curso técnico em andamento, o evento será aberto ao público externo e terá uma programação com palestra sobre primeiros socorros, elaboração de currículo e imagem pessoal.

Calendário

CEP Aracaju – 14.05

CEP Nossa Senhora da Glória – 16 e 17.05 

CEP Itabaiana – 22 3 23. 05 

CEP Tobias Barreto – 28.05

Fonte: Senac SE

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.