Breno Garibalde: “O Porto Dantas merece mais atenção do poder público”

Para o parlamentar, o local tem um potencial muito grande para se tornar referência de moradia na capital sergipana, mas está entregue ao abandono

O vereador Breno Garibalde ocupou a tribuna da Câmara de Aracaju na terça-feira, 21, para trazer a tona a preocupação com a comunidade do bairro Porto Dantas. Para o parlamentar, o local tem um potencial muito grande para se tornar referência de moradia na capital sergipana, mas está entregue ao abandono.

“É um bairro que eu tenho um carinho muito grande, e que está esquecido pela gestão municipal em muitos aspectos. Lá, vivem pessoas como Dona Lídia e Marcelo, que são moradores que lutam pela qualidade de vida que a população daquele local merece”, afirmou o vereador.

Em visita ao bairro através do Gabinete Itinerante, o parlamentar pode constatar as inúmeras demandas relatadas pela população, que cobra providências.

Uma das principais queixas é a desativação do CRAS. Um equipamento social de muita importância, mas que não está atendendo à população. Por conta da desativação do serviço, os moradores precisam se deslocar até o bairro Coqueiral para conseguir atendimento.

“A quantidade de crianças atípicas está crescendo e Aracaju não está preparada para isso. Ter um CRAS fechado na comunidade é uma perda muito preocupante para a população”, lamentou Breno.

Outro problema relatado pelo parlamentar, é que a UBS do bairro não está mais dando conta dos atendimentos. A unidade de saúde precisa ser ampliada para atender a demanda, mas até agora, nada foi feito para melhorar os atendimentos no local. “A unidade de saúde do bairro precisa ser ampliada e há espaço para isso. A população cresceu e a UBS não está dando conta da crescente demanda. Além disso, a Fundat, que também está localizada no bairro, não está proporcionando nada de efetivo para a população, um curso de capacitação que seja, não é ofertado”, ressaltou o vereador.

Ainda segundo Breno, a população do Porto Dantas vive em uma vulnerabilidade social muito grande, e o bom funcionamento de equipamentos públicos traria inúmeros benefícios aos moradores.

“O bairro tem um quarteirão de equipamentos públicos, mas nada funciona da forma que deveria. A gente vê processos urbanísticos acontecendo em cidades como Recife, por exemplo, lá tem o Compaz que é um equipamento público que está gerando bons resultados. Inclusive, a implantação desse tipo de iniciativa está diretamente ligada à diminuição da violência em certos bairros. Então, precisamos nos atentar a essa questão na nossa cidade”, complementou o parlamentar, acrescentando que o bairro também precisa de uma atenção especial da SMTT, por conta da falta de sinalização na região, deixando a comunidade exposta ao risco de acidentes.

“As pessoas mais vulneráveis precisam de uma atenção maior do poder público! Nosso papel como político aqui nesta casa é focar nosso trabalho na redução das desigualdades sociais em nossa cidade”, pontuou o vereador.

Ocupação João Mulungu

Ainda em sua fala, Breno ressaltou a necessidade de um olhar mais atento da Segurança Pública, às famílias da ocupação João Mulungu, que está situada nas imediações da Rádio UFS.

“Aquelas famílias estão sofrendo ameaça de expulsão do local, por pessoas da comunidade. Por isso, quero fazer um apelo para a Secretaria de Segurança Pública, Guarda Municipal, os atores da segurança da nossa capital, para que dêem a assistência que aquelas famílias merecem. São pessoas que já vivem em uma condição muito precária, e ainda estão sofrendo ameaça de expulsão. Então fica aqui minha solicitação para que seja tomada uma providência”, concluiu o parlamentar.

Por Nayana Araujo 
Foto: Gilton Rosas

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.