Um total de 19 crianças aguardam leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) pediátrica em unidades de saúde em Sergipe. A informação foi confirmada pelo Conselho Regional de Medicina do Estado de Sergipe (Cremese) após fiscalizações realizadas na última segunda-feira, 10.
De acordo com o Cremese, as unidades analisadas foram a do Hospital Universitário, que recentemente abriu as novas unidades de UTI, do Hospital Santa Isabel, do Hospital da Criança e do Hospital João Alves. Com a vistoria, o conselho identificou que 19 crianças aguardam leitos de terapia intensiva.
Ainda conforme o conselho, 8 destas crianças se encontram no Hospital de Lagarto, aguardando a transferência que foi solicitada pelo Cremese via Documento Único de Solicitação de Vagas (DUSV). Situação semelhante é encontrada na ala crítica vermelha do Hospital de Urgências de Sergipe (Huse), onde 9 crianças aguardam leito e estão utilizando suporte ventilatório.
Além disso, uma criança também aguarda a vaga de UTI pediátrica no Hospital Santa Isabel e outra no Hospital da Criança. “Mesmo com a criação de 16 leitos de UTI pediátrica e 14 de semi-intensiva, outras 19 crianças ainda precisam do leito. Ou seja, a situação continua preocupante porque ainda existe crianças na fila da UTI”, explicou o Cremese.
O que diz a SES
A Secretaria de Estado da Saúde (SES) informou que ampliou o número de leitos pediátricos em todas as criticidades. Somente em leitos de Unidade de Terapia Intensiva Pediátrica (UTIP), Sergipe saiu de dez para 30 leitos, o que corresponde a um aumento de 200%. Com essas ampliações, a rede estadual de saúde pediátrica atualmente conta com um total de 327 leitos.
Santa Isabel
A Pediatria do Hospital Maternidade Santa Isabel recebeu a visita do Conselho Regional de Medicina do Estado de Sergipe (Cremese) no dia 10 de junho de 2024.
Durante a visita, foi constatada que os 15 novos leitos de semi-intensiva estão todos ocupados. A urgência pediátrica está funcionando sem restrições, garantindo o atendimento adequado a todas as crianças que necessitam de cuidados médicos.
No momento, temos 6 pacientes com indicação de Unidade de Terapia Intensiva (UTI Pediátrica), os quais estão recebendo o devido acompanhamento e cuidados necessários.
Reiteramos nosso compromisso com a saúde e o bem-estar dos nossos pacientes, sempre trabalhando para oferecer o melhor atendimento possível.
Fonte: Infonet
Foto: Cremese