Fábio Mitidieri inaugura primeira unidade de referência em saúde mental infantojuvenil de Sergipe

Instalada no Hospital Regional de Estância, a nova ala está equipada com 15 leitos para acolher crianças e adolescentes com transtornos mentais

Um marco histórico para o fortalecimento da assistência psicossocial de Sergipe. Nesta sexta-feira, 3, o governador Fábio Mitidieri inaugurou a primeira unidade de referência hospitalar especializada em saúde mental infantojuvenil do estado.

O serviço, instalado no Hospital Regional Jessé Andrade Fontes, no município de Estância, na região sul do estado, vai acolher crianças e adolescentes, do sexo masculino, na faixa etária entre 12 e 17 anos, com transtornos mentais e/ou com necessidades decorrentes do uso de álcool, crack e outras drogas. Até o momento, não havia serviço de acolhimento hospitalar especializado em saúde mental para esse público em Sergipe.

A nova unidade está equipada com 15 leitos e funcionará 24 horas por dia, durante todos os dias da semana, com equipe multidisciplinar completa, composta por psiquiatra, enfermeiros, técnicos de enfermagem, psicólogos e terapeutas ocupacionais. “Essa era uma cobrança antiga da sociedade e, agora, conseguimos realizar. O atendimento já começa imediatamente, por isso, parabenizo o secretário da Saúde pela agilidade em implantar o serviço, pois ele é importante, já que tem uma abrangência estadual. Aracaju já tem um serviço compartilhado entre o estado e a capital, no Hospital São José, e, agora, vamos levar também essa oferta de serviço para os outros hospitais regionais do estado”, pontuou o governador.

Fábio também aproveitou a visita para conferir as instalações e o funcionamento dos serviços do hospital e para conversar com usuários e profissionais de saúde da unidade. “Uma das grandes missões do nosso governo é humanizar a gestão e é isso que estamos fazendo aqui. Estamos dando a essas pessoas a oportunidade de se curar, de se libertar do vício e recuperar suas vidas. O tratamento da mente leva mais tempo, tem que ter carinho, amor e paciência. Também já estamos prosseguindo com o nosso projeto de ofertar psicólogos e assistentes sociais nas escolas da rede estadual para fazer com que essas crianças e adolescentes não venham precisar desses leitos”, acrescentou o governador.

Para o secretário de Estado da Saúde, Walter Pinheiro, a concretização desse momento representa a resposta ao anseio da sociedade que almeja por políticas públicas de enfrentamento às questões ligadas à saúde mental, especialmente no período pós-pandemia, em que o assunto tomou proporções ainda mais abrangentes. “Esses leitos têm o propósito de enfrentar um grande gargalo que existe não só em nível estadual, mas no âmbito nacional, que é a saúde mental. E hoje damos um grande passo em direção a esse enfrentamento e humanização da saúde mental”, comemorou.

Fonte: Agência Sergipe de Notícias

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.