Pela primeira vez, Sergipe recebeu uma etapa da principal prova de triatlo da América Latina, o Ironman. O evento foi realizado na capital, Aracaju, na manhã deste domingo, 24, e contou com a participação de cerca de 1.150 competidores de 12 países para a disputa da modalidade 70.3, que engloba 1,9 quilômetros de natação, 90 quilômetros de ciclismo e 21,1 quilômetros de corrida. O Ironman 70.3 em Aracaju recebeu apoio do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Esporte e Lazer (Seel).
“Receber o Ironman 70.3 aqui no nosso estado é indescritível. É uma prova importantíssima para o triatlo mundial. Temos aqui 1.150 atletas, sendo que 13% deles são sergipanos, um número bastante expressivo e que mostra a força do triatlo no nosso estado, mas que também significa que mais de 80% são pessoas vindas de fora. Então, para além do esporte, estamos fortalecendo o turismo, gerando emprego e renda e girando a economia. Isso é bastante satisfatório e uma alegria enorme. E o público também está de parabéns, pois as nossas ruas estão lotadas de energia positiva para os nossos triatletas”, sintetiza a secretária de Estado do Esporte e Lazer, Mariana Dantas, durante o evento.
A gestora ressaltou que a atração de grandes eventos esportivos para Sergipe tem sido uma política adotada pela gestão estadual de forma contínua, a fim de não apenas fomentar o esporte no estado, como também movimentar toda uma cadeia econômica. “Semana que vem, teremos o Sul-americano, e o Campeonato Brasileiro de Ginástica Rítmica, que já está acontecendo aqui em Aracaju também. Ano que vem, teremos o campeonato de kickboxing WGP e o Campeonato Brasileiro de Surf. São várias modalidades diversificadas que estamos trazendo aqui para o estado, para movimentar o esporte sergipano”, acrescentou Dantas.
Fonte: Agência Sergipe de Notícias
Foto: Zabu Studio