Projeto de Lei de Maísa Mitidieri que cria a Carteira de Identificação do Paciente Hemofílico em Sergipe é aprovado

A iniciativa visa agilizar o atendimento médico e aumentar a conscientização sobre a hemofilia

Foi aprovado o Projeto de Lei nº 330/2024, de autoria da deputada estadual Maísa Mitidieri (PSD) que propõe a criação de uma Carteira de Identificação e Informação destinada a pacientes hemofílicos em Sergipe. A medida busca garantir maior segurança e eficiência no atendimento de urgência e emergência para pessoas com essa condição genética.

De acordo com o projeto, a carteira incluirá informações essenciais, como o tipo de hemofilia, recomendações para tratamento, alertas sobre a condição do paciente e medicamentos contraindicados. A iniciativa visa agilizar o atendimento médico e aumentar a conscientização sobre a hemofilia que é uma doença hereditária caracterizada por desordens na coagulação do sangue.

“Essa proposta reflete nosso compromisso com a saúde pública e o bem-estar dos sergipanos. É fundamental oferecer ferramentas que assegurem um atendimento rápido e adequado, especialmente em situações de emergência”, destacou Maísa Mitidieri.

O projeto também busca sensibilizar o poder público sobre a importância de implementar um programa de atenção integral aos pacientes hemofílicos. Dados do Ministério da Saúde indicam que a hemofilia afeta principalmente homens e requer acompanhamento médico contínuo, além de reposição do fator de coagulação deficiente.

A proposta foi apresentada na Assembleia Legislativa e apreciada na sessão dessa quinta-feira (28), sendo aprovada por unanimidade pelos deputados estaduais. O projeto, agora, segue para a sanção do governador Fábio Mitidieri.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.