Um adolescente que cumpre medida socioeducativa na Comunidade de Atendimento Socioeducativo Masculina (Casem), unidade administrada pela Fundação Renascer foi aprovado no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e poderá fazer o curso de Administração na Universidade Federal de Sergipe (UFS) e também ingressar numa faculdade particular. A Fundação Renascer é vinculada à Secretaria de Estado da Assistência Social e Cidadania (Seasc).
O jovem participou de oficinas de redação, simulados e revisões, através de parceria entre a Fundação Renascer e Rede Estadual de Ensino, por meio do Colégio Estadual Professor Antônio Fontes Freitas – DRE 8. Para o coordenador da escola, Gilvan Rosa, a capacitação foi voltada para a preparação dos jovens, incluindo assuntos da atualidade, ciências exatas, linguagens, ciências da natureza e ciências humanas. “O resultado positivo é reflexo de projetos, que promoveram o envolvimento de todo o núcleo multidisciplinar da unidade e acompanhamento direcionado pelos professores e a direção, contemplando assim todo desenvolvimento educacional do socioeducando”, disse.
Novas perspectivas
Incentivado pelos professores que o acompanham há mais de um ano na Unidade Casem, o jovem viu na realização da prova a possibilidade de transformar a realidade em que está inserido em um futuro repleto de possibilidades para o mercado de trabalho. “Vou me formar e sair daqui para ajudar minha família, meus irmãos e a todos que acreditaram no meu potencial. Agradeço ao governo do estado por proporcionar a capacitação que me ajudou a alcançar essa aprovação”, planejou o adolescente.
O presidente da Fundação Renascer, Samuel Barreto, destacou que as ações seguem os preceitos do Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (Sinase). “Conforme o Sinase, os planos de atendimento socioeducativo preveem ações articuladas nas áreas de Educação, logo, é de extrema importância que ofereçamos a estes adolescentes uma nova oportunidade de vida e um novo ressignificado enquanto cidadão”.
Fonte: Agência Sergipe de Noticias