Fábio Mitidieri lança Caravana da Água para levar água à população atingida pela seca

Após mais de dez anos, Governo do Estado volta a investir recursos próprios na operação carro-pipa

O governador Fábio Mitidieri iniciou esta sexta-feira, 31, levando mais investimentos para o Sertão sergipano, que enfrenta estiagem, com o lançamento da Caravana da Água, em Poço Redondo. Após mais de dez anos, o Governo do Estado volta a investir recursos próprios na operação carro-pipa para minimizar os efeitos da seca em Sergipe. O governador também anunciou obras para o município e região. 

A Caravana da Água vai credenciar os pipeiros que atenderão as cidades com decreto vigente de situação de emergência, ocasionado pela seca e estiagem, ação fundamental para assistir cerca de 30 mil sergipanos afetados pela escassez hídrica.

Fábio lembrou que a medida é emergencial, uma vez que investimentos em obras estruturantes já estão em andamento para resolver o problema da escassez de água de forma duradoura. “Abrimos um credenciamento para 100 carros-pipa, que atenderão 14 cidades que passam dificuldades por conta da seca. E, com isso, a gente pretende dar um auxílio a esses municípios nesse momento de dificuldade. Mas já antecipando, no próximo dia 17 de fevereiro, estaremos de volta aqui com o início das obras da Iguá, da adutora do Curralinho, uma obra que vai efetivamente melhorar o abastecimento de água de toda a região”, destacou.

Segundo o governador, o programa Caravana da Água deve investir R$ 1,5 milhão por mês. “O que estamos fazendo aqui, hoje, é um paliativo importante para dar um alívio às pessoas que estão passando por essas dificuldades neste momento. Acho que é uma obrigação nossa, na função que ocupamos, como governador e líder político do Estado, de estar na hora da dificuldade também, seja no excesso de chuvas, como foi no mês passado, seja agora nas estiagens, na seca, que vem atingindo fortemente o alto sertão, o governo tem feito a sua parte, apoiando e dando a assistência necessária à população”.

O prefeito de Poço Redondo, Vado Gavião, explicou que as chuvas do início do mês não foram suficientes para aliviar os efeitos da seca para a população. “Até quem mora há 2 km do rio, precisa de carro-pipa para colocar água nas cisternas. A prefeitura já fez uma parte, mas tem dificuldades financeiras, então o governador, com essa operação, traz algo muito importante para o município, porque temos 70%  da população que vive na zona rural. Essa parceria do governo melhora a situação do povo de Poço Redondo”, declarou o gestor municipal.

Fonte: Agência Sergipe de Notícias

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.