O sergipano secretário-geral da Presidência da República Márcio Macêdo (PT) não tem medido palavras quando o assunto é a sua preferência por uma aliança do PT com o governador Fábio Mitidieri (PSD). Em entrevista ao radialista Fábio Henrique, durante esta terça-feira, 08, ele voltou a reiterar sua posição defendida desde o início do mandato de Mitidieri.
A fala do ministro, dias após um registro entre Fábio e o senador Rogério Carvalho (PT) e os subsequentes rumores de um desejo de Carvalho pela reaproximação com o governador, tem um tom de reafirmação e marcação de posição de quem já deixava clara a sua vontade de uma aliança governista desde o fim do pleito de 2022 e deixa nas entrelinhas uma frase ressonante: “Cheguei primeiro na fila e tenho prioridade”.
A sequência da entrevista é ainda mais direcionada ao senador, quando Márcio menciona que o objetivo é uma “Aliança ampla nacional para combater o fascismo e defender a democracia que deve ser replicada em Sergipe”. Em um momento em que Rogério dá acenos frequentes ao bolsonarista Valmir de Francisquinho (PL), tendo este apoiado a eleição do petista ao governo em 2022, é um recado claro de que o ministro tem uma posição que, neste momento, é muito mais coerente que a do senador.
E o ministro tem, em grande parte, assertividade nessa reflexão e posição. Nacionalmente o PSD ocupa dois ministérios no Governo Lula e possui grandes chances de indicar o vice do presidente na sua reeleição, o que torna muito mais próxima a aproximação sergipana com o PT. A junção pelo “bem maior” de combate ao fascismo nacionalmente e com respingos nos diretórios estaduais, no entanto, pode fazer Rogério levar a pior. É que, pela relação de grande proximidade com Márcio e pela distância nítida na relação com Carvalho, Lula pode facilmente “carteirar” a posição do PT em Sergipe e mandar o senador recuar da reeleição, disputando uma vaga de federal para posicionar Macedo como o seu candidato no estado em uma aliança com Fábio.
Isso não seria uma novidade no PT e nada absurdo diante do contexto nacional de necessidade de coalisão para sepultar as forças bolsonaristas no embate presidencial. E, se vier a acontecer, Política de Fato não tem dúvidas: Mitidieri caminhará sorridente rumo à sua reeleição.
Fonte: site Política de Fato