Vereadores aprovam, em primeira votação, projeto que proíbe fogos de artifício com alto impacto sonoro em Barra dos Coqueiros

O projeto de lei é de autoria do vereador Hebert Pereira

Nesta terça-feira (15), os vereadores de Barra dos Coqueiros aprovaram, em primeira votação, o projeto de lei de autoria do vereador Hebert Pereira (PP) que proíbe a utilização de fogos de artifício com alto impacto sonoro no município. O projeto ainda passará por uma segunda votação e, caso seja aprovado, seguirá para sanção do prefeito Airton Martins.

Segundo Hebert Pereira, autor da proposta, o objetivo do projeto é melhorar a qualidade de vida das pessoas e dos animais, já que os fogos de artifício com alto impacto sonoro causam distúrbios do sono, estresse, medo e tremores em crianças e em pessoas com condições neuroatípicas, além de problemas auditivos, terror e estresse em animais, bem como poluição sonora e ambiental, com a emissão de gases poluentes e resíduos químicos.

“Os fogos de artifício de alto impacto são responsáveis pelos mais diversos tipos de acidentes, causando lesões, mutilações, deficiências e, muitas vezes, levando à morte. As explosões causam também perturbações excessivas a idosos, crianças, pessoas atípicas, animais e ao meio ambiente”, justificou o vereador Hebert Pereira.

A proposta não proíbe totalmente o uso de fogos de artifício, mas apenas aqueles que produzem ruídos intensos. Projetos semelhantes já se tornaram lei em várias cidades do Brasil, como São Paulo e Rio de Janeiro, e Barra dos Coqueiros pode se tornar uma das pioneiras entre os municípios sergipanos a adotar essa medida.

Por Uilliam Pinheiro

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.