Por Uilliam Pinheiro
Comenta-se nas rodas de conversas políticas que Luiz Roberto (PDT) pode entrar em uma nova disputa após ter ido ao segundo turno nas eleições de Aracaju, em 2024. Desta vez, ele concorreria a uma das 24 vagas da Assembleia Legislativa. Em conversa com o site O Caju Notícias, o secretário de Desenvolvimento Urbano e Infraestrutura não nega a possibilidade de disputar uma nova eleição, mas, com os pés no chão, afirma que o foco está em sua atuação à frente das obras do Governo de Sergipe. “Estou analisando uma possível candidatura. No momento, o principal objetivo é contribuir com a gestão do governador Fábio Mitidieri”, respondeu Luiz Roberto.
Falando ainda sobre a disputa realizada em 2024, a gestão de Emília Corrêa, vencedora do pleito no ano passado, tem adotado um discurso de que recebeu uma “herança maldita” do ex-prefeito Edvaldo Nogueira — o que é prontamente rechaçado por Luiz Roberto. “Fazer gestão é enfrentar desafios. Por isso, me preparei muito para ser prefeito de Aracaju, mas sempre respeitarei a vontade popular. Edvaldo foi e é um grande gestor; prova maior foi a confiança das aracajuanas e aracajuanos, que lhe concederam quatro mandatos. Essa é a melhor fundamentação. Fazer gestão olhando pelo retrovisor não é a melhor opção — ainda mais com narrativas e estratégias de marketing baseadas em comparações que demonstram fragilidade nos dados e conteúdos”, avalia Luiz Roberto.

Outro resquício das eleições de 2024 diz respeito à disputa entre Yandra, filha de André Moura, e a campanha de Luiz Roberto, apoiada principalmente por Edvaldo Nogueira. O ex-deputado federal tem feito críticas ao ex-prefeito por causa dos ataques que ele e sua família sofreram durante a campanha eleitoral — campanha essa em que Luiz Roberto era o candidato. Sobre esse ponto, Luiz Roberto adota uma postura de maturidade política e responde ao Caju Notícias: “A eleição de 2024 já foi finalizada e algumas situações podem ser superadas. Nossa campanha também sofreu ataques, mas não guardo mágoas de ninguém. Nessa fase de composição e ocupação de espaços, conflitos podem ocorrer, mas nada que uma boa e respeitosa conversa não resolva”, afirmou.
Questionado se poderia apoiar André Moura como um dos candidatos ao Senado pela base governista, caso se concretize a candidatura do presidente do União Brasil, Luiz Roberto afirmou que seguirá as orientações do líder maior do projeto, Fábio Mitidieri. “Não tenho problema algum com André e sua família. Estou na base do Governo e sigo as orientações do governador Fábio Mitidieri”, declarou o secretário.
Em relação à candidatura que o ex-prefeito Edvaldo Nogueira deverá disputar — seja para o Senado ou para a Câmara dos Deputados —, Luiz Roberto preferiu deixar a resposta com o próprio Edvaldo. “Edvaldo não me autorizou a falar em nome dele, por isso não poderei responder”, disse.
Luiz Roberto afirmou ainda que recebeu convites de outras agremiações partidárias, mas permanece filiado ao PDT, partido cujo presidente estadual é o ex-prefeito Edvaldo Nogueira.

Ao falar sobre o Governo do Estado, Luiz Roberto demonstra entusiasmo com a gestão da qual faz parte e enumera diversas ações do governo Fábio Mitidieri. “O Governo tem resultados expressivos em várias áreas. Construímos um ambiente de negócios favorável em nosso Estado. Sergipe recebeu nota ‘A’ no Capag pela primeira vez, obteve avaliação máxima da Fitch, ‘AAA’, tem capacidade financeira e controla bem o custeio e o investimento. Bateu recorde na geração de empregos. O turismo cresce diariamente. Estão sendo investidos mais de R$ 2 bilhões em obras de infraestrutura — pilares para o desenvolvimento econômico. Além disso, o Opera Sergipe é um sucesso. Entregamos uma escola reformada a cada 12 dias e uma climatizada a cada 6 dias. Batemos recordes em safras agrícolas. Sergipe é um dos estados mais seguros do país. A Assistência Social desenvolve diversos programas bem-sucedidos em todo o Estado. Retomamos a política habitacional. Tem muito mais, e vem mais por aí.”, relatou Luiz Roberto.
Dentre as iniciativas, ele também destaca aquelas sob sua responsabilidade, como as obras. E ressalta o sucesso do programa Acelera Sergipe. “O Acelera é um sucesso: 2 obras entregues; 23 em execução; 10 licitadas; 12 em processo de licitação; e 55 em análise de projetos junto às prefeituras. Até o próximo ano, entregaremos várias dessas obras. Estamos executando o Complexo Viário Maria do Carmo, que vai da Tancredo Neves até a Coroa do Meio. Ainda este ano, licitaremos a nova ponte Aracaju/Barra. O projeto VIVA SE está em andamento, voltado para a Cultura e o Turismo. O Pró-Redes, em parceria com a Secretaria da Saúde, construirá o novo Complexo Materno-Infantil. Pela primeira vez, o Governo do Estado introduzirá a modelagem BIM nas obras públicas, qualificando todo o processo até a entrega da obra. Com certeza, teremos projetos melhores, orçamentos mais precisos, processos licitatórios com preços mais justos, redução de aditivos e outros aspectos que garantem mais efetividade na condução das obras”, finaliza o secretário.