“No Mitiverso, mundo paralelo de Fábio Mitidieri, está tudo às mil maravilhas, mas a realidade é totalmente diferente”, dispara Georgeo Passos

No CajuCast, o deputado diz que o governador não tem "liga" com o povo, avalia que a oposição precisa agir e faz uma crítica a Assembleia, classificando que a instituição, muitas vezes, é um "puxadinho" do Poder Executivo

Por Uilliam Pinheiro

Na última quarta-feira (16), o deputado estadual Georgeo Passos (Cidadania) foi o entrevistado do CajuCast, podcast comandado pelo jornalista Uilliam Pinheiro. Durante a conversa, ele avaliou que a oposição precisa sentar à mesa para traçar estratégias, criticou a falta de conexão do governador Fábio Mitidieri com a população e classificou a Assembleia Legislativa como uma instituição que, muitas vezes, funciona como um “puxadinho” do Poder Executivo.

Para o deputado, o governador Fábio Mitidieri vive em uma realidade paralela e não representa os sergipanos. “No Mitiverso, que é o mundo paralelo de Fábio Mitidieri, está tudo às mil maravilhas, é um cenário. Mas quando você vem para a realidade, é totalmente diferente. Eu não vejo em Fábio aquela liderança política que, por exemplo, se chegar aqui hoje em Socorro, vai parar Socorro, entendeu? Se você tirar os cabos eleitorais, não sei se alguém vai à porta atender o governador. Fábio não tem ‘liga’ com o povo. O povo não se sente representado por ele”, alfinetou Georgeo Passos.

Na avaliação do deputado, Fábio possui essa fragilidade — a falta de conexão com a população — e a oposição não pode desperdiçar essa oportunidade. “As pessoas não o admiram enquanto gestor, então isso traz para ele uma fragilidade muito grande. Por isso, acho que a oposição não pode perder essa oportunidade no próximo ano”, avaliou.

Georgeo também destacou que há um sentimento de mudança no coração dos sergipanos, e sustentou esse argumento citando a ida de Danielle Garcia ao segundo turno em 2020, quando estava na oposição, e a vitória de Emília em 2024, mesmo enfrentando as máquinas municipais e estaduais. Com essa análise, o deputado afirma que a oposição terá um candidato competitivo contra Fábio Mitidieri. “Teremos candidato, isso é indiscutível. Pode ter certeza de que a oposição vai lançar, sim, um nome para enfrentar o governador Fábio nas urnas”, garantiu.

Entretanto, Georgeo faz um alerta ao grupo de oposição quanto à inércia. “Neste momento, quem está falhando é a oposição. Quando a oposição não consegue sentar com seus líderes… A oposição precisa ter humildade, sabedoria, precisa, sim, sentar à mesa agora. Não é no próximo ano, não. Não adianta chegar no próximo ano e sentar, porque muita coisa já terá passado do tempo. É hora de pensar nas estratégias”, aconselhou.

Crítica à falta de independência da Assembleia Legislativa

Durante a entrevista no CajuCast, Georgeo foi questionado sobre o motivo pelo qual projetos de autoria dos deputados — especialmente da oposição —, mesmo com relevância para a sociedade, não são pautados e votados na Assembleia Legislativa. Apenas projetos de reconhecimento de utilidade pública, concessão de títulos de cidadania e inclusão de datas no calendário oficial do Estado, além de projetos oriundos de outros Poderes, costumam ser aprovados.

Em resposta, Georgeo afirmou: “Veja, na verdade, eu acho que na Assembleia Legislativa de Sergipe já existe, acho que uma tradição, uma cultura, de dificultar a tramitação dessas matérias (…). É como se, na verdade, determinadas proposições não pudessem avançar, talvez por acharem que possam trazer algum tipo de prejuízo, não sei, ao Governo, por exemplo. (…) E esse cenário só vai mudar quando a ampla maioria dos deputados entender que precisa ser modificado.”

O deputado também declarou que gostaria de ver uma Assembleia Legislativa mais independente, em vez de submissa ao Poder Executivo. “O que eu queria muito é que, cada vez mais, a Assembleia tivesse essa independência. Como diz a Constituição: harmonia e independência. Muitas vezes, a gente não encontra isso. Muitas vezes, a Assembleia, já disse isso, serve de puxadinho para o Poder Executivo. Ficamos numa posição que não é digna de um parlamentar”, criticou.

Georgeo Passos afirmou entender o perfil de cada parlamentar e os acordos políticos entre alguns deputados e o Poder Executivo, mas ressaltou a importância da independência legislativa em benefício da população. “Entendo quem está na base do Governo, entendo que essas pessoas têm, dentro do Poder Executivo, suas indicações políticas. Mas a gente não pode perder a independência, porque quando se perde, quem perde é a sociedade”, concluiu.

Quer saber mais sobre os posicionamentos do deputado Georgeo Passos? Assista ao episódio #04 do CajuCast no vídeo abaixo:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.