A prefeita de Aracaju, Emília Corrêa, esteve nesta terça-feira, 20, em áreas afetadas pelos alagamentos causados pelas fortes chuvas que atingem a capital sergipana.
Durante a visita, ela acompanhou os trabalhos do Comitê Operacional de Aracaju (COA), que atua na mitigação dos impactos. Entre os locais visitados estão a Rua Urquiza Leal, no bairro Grageru, e o Loteamento Copacabana, no bairro Porto Dantas.
Emília reforçou a importância de estar presente nas áreas afetadas, mas reconheceu que os desafios estruturais não serão resolvidos de forma imediata.
“É estar junto, é acolher, é ouvir, é mostrar que a gente tem compromisso, vontade de minimizar esses problemas. São problemas que só serão minimizados no decorrer do mandato, não são problemas que a gente resolve de estar ali. Outra coisa, a natureza dessa prefeita. Eu não sou prefeita de gabinete, eu não sei ficar”, disse Emília.
Durante a visita, a prefeita também garantiu que sua gestão está empenhada em iniciar mudanças efetivas.
“O mandato tem andado rápido em muita coisa, mas dentro do mandato vai levar um pouco mais tempo para a gente corrigir isso, porque toda a cidade está com tubulações inadequadas, a drenagem muitas vezes não tem funcionado como deveria funcionar, porque não se cuidou antes, mas a gente vai cuidar”, completou.
O último boletim de monitoramento das chuvas, divulgado às 14h20 desta terça-feira, 20, aponta que Aracaju já atinge 102 milímetros no dia e 422 milímetros no total do mês. O volume ultrapassa em mais de 50% a média histórica de maio, que é de 275 milímetros.
A prefeita também chamou atenção para a precariedade da infraestrutura de drenagem em diversas regiões da cidade. Ela mencionou ainda problemas causados por intervenções indevidas da população.
“A gente nota que a drenagem é subdimensionada, ou seja, é uma drenagem antiga, não flui bem a água, não cuidaram disso antes. Outras pessoas que, às vezes, pegam o bueiro e tapam com cimento, então hoje a gente teve que quebrar para poder a água fluir, e a água fluiu rapidamente também aqui”, finalizou.
Fonte: Fan F1