O prefeito de Itabaiana, Adailton Sousa, empossou o historiador e médico sanitarista Antônio Samarone como secretário da cultura na manhã desta segunda-feira, 17. Natural de Itabaiana, Samarone também é escritor e membro da Academia Itabaianense de Letras.
Em seu discurso, o novo secretário ressaltou a importância de valorizar a arte e a cultura local. “Itabaiana é muito rica de cultura. Nós temos uma Bienal do Livro, uma Academia de Letras, uma Quadrilha Junina, um Festival de Canção e várias outras iniciativas de fomento à nossa cultura. Vou dar a atenção merecida a cada uma dessas iniciativas e estarei lado a lado com a população itabaianense para a criação de novos projetos que elevem o nome da nossa cidade”, disse Samarone.
Para o prefeito Adailton Sousa, esse foi um importante passo dado pelo município. “Nós fizemos um convite a Antônio Samarone para comandar a secretaria de Cultura no município. Com a vinda dele, um homem itabaianense e amante da cultura, a gente dá um grande passo para o engrandecimento da nossa cultura local”, disse Adailton.
Diversos historiadores e intelectuais da região estiveram presentes na posse de Samarone, destacando a relevância do seu trabalho para a preservação da memória da cidade serrana. “Fiquei muito feliz quando soube que uma pessoa como Samarone vai tocar adiante a cultura de Itabaiana. Tenho certeza que ele irá promover ações que possam estimular o conhecimento e o orgulho da população pela sua história”, disse Josevanda Mendonça, presidente da Academia Itabaianense de Letras.
Com a chegada de Samarone à Secretaria Municipal da Cultura, Itabaiana ganha um importante aliado na valorização da sua rica história. A expectativa é que novos projetos e iniciativas sejam desenvolvidos, contribuindo para o desenvolvimento cultural e social da cidade.
Fonte e foto: Prefeitura de Itabaiana