By Formulando soluções Web

Prefeitura da Barra dos Coqueiros valoriza e amplia diálogo com artistas locais

Por meio do Programa Cultura em Debate, a gestão do prefeito Alberto Macedo busca estreitar os laços entre a gestão e os artistas locais, visando promover o desenvolvimento da cultura

A Barra dos Coqueiros tem se destacado como um verdadeiro polo cultural, graças ao investimento e afinco da gestão do prefeito Alberto Macedo. Em uma iniciativa pioneira, a administração local criou o Programa Cultura em Debate, um projeto da Secretaria Municipal de Cultura que busca estreitar os laços entre a gestão pública e os artistas locais, visando escutar suas demandas e promover o desenvolvimento da cultura na região.

O Programa foi iniciado nesta quarta-feira (3), através de um debate com artistas municipais. O objetivo é valorizar e apoiar os talentos artísticos da cidade, bem como tornar-se um importante instrumento para a construção de uma comunidade culturalmente valorizada, vibrante e diversificada. 

A iniciativa reconhece a cultura como um elemento essencial para a construção de uma sociedade mais justa e inclusiva. Com investimentos significativos na área cultural, a Prefeitura tem valorizado o setor como uma poderosa ferramenta de transformação social e desenvolvimento do município. 

No debate, realizado na Escola João Cruz, os representantes do Governo Municipal destacaram a relevância do investimento em cultura, tendo em vista que isso contribui para desenvolvimento, educação e bem-estar da população. Entre os benefícios que o investimento em cultura traz, estão a preservação da identidade cultural, o estímulo à criatividade e inovação, a promoção do turismo e do desenvolvimento econômico, a inclusão social e a promoção da qualidade de vida. 

Segundo a secretária municipal de cultura, Géssica Anjos, esse debate é o primeiro entre muitos outros encontros que acontecerão. “O intuito é realizar reuniões como essa para ouvir as demandas e esclarecer informações acerca de leis federais de recursos substanciais na cultura, como as leis Paulo Gustavo (Lei Complementar 195, de 2022) e Aldir Blanc 2 (Lei 14.399, de 2022). Em breve, a Lei Paulo Gustavo será executada e, quando isso acontecer, estaremos reunidos com os artistas de nossa terra”, explica. 

“Escutar os artistas é fundamental para a construção de um projeto cultural que tenha como objetivo valorizar a cultura da Barra. Os artistas são os principais detentores e transmissores do patrimônio cultural da região, seja por meio de sua produção artística, suas histórias e tradições, ou por suas relações com a comunidade local. Ao escuta-los, é possível conhecer melhor as particularidades da cultura local e identificar as principais demandas e necessidades dos artistas e da comunidade em geral”, pontua Gessica. 

Para o artista plástico, Nonato Brito, nessa gestão, a cultura na Barra está em ebulição. “Nesse governo municipal, a cultura está efervescente. Gessica está dando conta do recado e mostrando para o que veio. Eu nunca havia participado de uma reunião como essa. É uma transformação enorme. Nessa iniciativa, a gente pode falar, ouvir”, ponderou. 

Projeto

A iniciativa defende que o investimento em cultura é fundamental para o desenvolvimento social e econômico da cidade. O intuito é construir um ambiente propício para que os artistas locais possam florescer e expressar seu talento. Além disso, o projeto reafirma que a cultura é um direito de todos os cidadãos e, por isso, a administração visa oferecer opções culturais acessíveis e de qualidade para a população barracoqueirense.

Com informações da Prefeitura da Barra dos Coqueiros

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.