Durante sessão na Câmara Municipal, o vereador Hebert Pereira fez um pronunciamento marcado pela emoção ao abordar o Dia do Orgulho Autista, reforçando seu compromisso com a inclusão, o respeito e a garantia de direitos para as pessoas autistas e suas famílias.
Em sua fala, o parlamentar destacou o amor, a dedicação e a preocupação que tem com a pauta, lembrando que a luta pela inclusão precisa ser permanente e construída de forma coletiva. Hebert também reconheceu os esforços do presidente da Câmara, Wilson Bernardes, da vereadora Guega e do prefeito Airton Martins, destacando a importância do compromisso assumido pela gestão municipal com a implantação do Centro de Apoio aos Autistas, previsto no plano de governo.
O vereador também chamou atenção para as dificuldades enfrentadas diariamente pelas famílias, especialmente em relação aos custos dos tratamentos e à intensa rotina de terapias necessárias para o desenvolvimento e a qualidade de vida das pessoas autistas. “Precisamos olhar para as famílias que não possuem plano de saúde e que enfrentam enormes dificuldades para garantir acompanhamento adequado. É fundamental fortalecer as políticas públicas e cobrar dos planos de saúde o cumprimento de suas obrigações”, ressaltou.
Em um dos momentos mais marcantes do discurso, Hebert afirmou que a causa autista deve estar acima de disputas partidárias e interesses políticos. “A causa autista não é uma causa política. É uma causa de vida, de dignidade, de respeito e de amor ao próximo. Precisamos unir forças para garantir mais oportunidades, inclusão e qualidade de vida para essas famílias”, declarou.
O pronunciamento foi acompanhado por vereadores, servidores e cidadãos presentes, reforçando a importância de ampliar o debate e a conscientização sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA) e a necessidade de políticas públicas efetivas para atender quem mais precisa.





