Fábio Mitidieri entrega primeira ressonância magnética pública do interior e amplia estrutura do Hospital Regional de Itabaiana

Os investimentos somam R$ 11.627.333,98 e representam um avanço para a assistência em saúde na região agreste

Nesta quinta-feira, 25, o governador Fábio Mitidieri entregou, em Itabaiana, o primeiro aparelho de ressonância magnética da rede pública instalado no interior de Sergipe. A solenidade marcou ainda a entrega da reestruturação do Setor de Imagem Flávia Almeida Santana Souza e de uma nova torre de videolaparoscopia para o Hospital Regional de Itabaiana (HRI). Os investimentos somam R$ 11.627.333,98 e representam um avanço para a assistência em saúde na região agreste, ampliando a capacidade de diagnóstico e fortalecendo a realização de procedimentos minimamente invasivos com tecnologia de última geração.

O novo equipamento de ressonância magnética, adquirido por R$ 10,84 milhões, é fabricado pela Philips e conta com a tecnologia BlueSeal, que proporciona imagens de alta qualidade, redução do tempo de exame em até 50%, maior conforto aos pacientes e recursos de inteligência artificial que contribuem para diagnósticos mais precisos. Para receber o equipamento, o hospital passou por adequações estruturais, com investimento de R$ 290.464 na reforma do Setor de Imagem, que também abriga as salas de endoscopia e colonoscopia. A previsão é que a ressonância entre em funcionamento a partir de 13 de julho, após a conclusão dos treinamentos e protocolos técnicos exigidos pela fabricante.

De acordo com o governador, os investimentos impactam na qualidade de vida da população da região. “Hoje é uma entrega histórica para Itabaiana. Estamos entregando a primeira ressonância magnética pública do interior do estado, além de outros equipamentos que fortalecem ainda mais a estrutura do Hospital Regional de Itabaiana, referência para todo o agreste sergipano. Ficamos felizes por trazer mais saúde e mais qualidade de vida para quem precisa desse atendimento”, disse.

Além da ressonância, o hospital recebeu uma torre de videolaparoscopia, adquirida por R$ 496.869,98. O equipamento permite a realização de cirurgias por vídeo com pequenas incisões, reduzindo o trauma cirúrgico, acelerando a recuperação dos pacientes e proporcionando maior precisão aos profissionais. A tecnologia oferece imagens em resolução 4K e mais de um bilhão de cores, favorecendo procedimentos em diversas especialidades, como cirurgia geral, ginecologia, urologia e cirurgias do aparelho digestivo.

O secretário de Estado da Saúde, Jardel Mitermayer, ressaltou que os investimentos fazem parte da estratégia de descentralização da assistência especializada no estado. “Esse planejamento do Governo do Estado busca descentralizar a saúde em Sergipe e melhorar o atendimento do SUS no interior. A ressonância traz alta resolutividade para o hospital, reduz a necessidade de transferências de pacientes e abre caminho para a implantação de novas especialidades, como a neurocirurgia”.

Segundo o secretário, a aquisição representa um marco para a rede estadual de saúde, ao ampliar a oferta de exames realizados diretamente pelo Estado. “É a primeira ressonância 100% SUS do interior pertencente ao Estado. Antes, muitos exames dependiam de serviços contratados e os pacientes aguardavam mais tempo. Com equipamentos próprios, a tendência é reduzir cada vez mais esse tempo de espera à medida que a equipe conclui o processo de capacitação e amplia a oferta de exames”.

Parte dos investimentos entregues conta com recursos de emendas parlamentares do senador Laércio Oliveira e do deputado estadual Luizão Donatrampi.

Fonte: Agência Sergipe de Notícias

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

<-- cazamba ->