Nesta sexta-feira (26), o governador Fábio Mitidieri (PSD) entregou a Creche-Escola Manoel de Carvalho Garção, segunda unidade concluída pelo Programa de Apoio aos Municípios para Expansão da Educação Infantil (Ameei), iniciativa integrante da Política Estadual da Primeira Infância – Ser Criança. A entrega mostra republicanismo do governador que deixa a disputa eleitoral de lado e foca na entrega aos aracajuanos.
Com investimento de R$ 5.507.110,71, a unidade foi construída para atender, em média, 216 crianças da educação infantil, ampliando a oferta de vagas na rede municipal de Aracaju e fortalecendo o regime de colaboração entre Estado e município.
A parceria entre Estado e município também foi enaltecida pela prefeita de Aracaju, Emília Corrêa, que afirmou a importância do trabalho conjunto para ampliar o atendimento às crianças da capital. “O Estado fez a parte dele e agora é com a gente. Essa união entre Governo do Estado, Prefeitura, Governo Federal e também o setor privado é muito importante, porque o cofre público não consegue dar conta de tudo sozinho. Acreditamos na união de gestões com o mesmo objetivo: entregar resultados para a população. O Bugio recebe hoje uma creche que será administrada pela Prefeitura e queremos ampliar ainda mais esse cuidado, porque é na primeira infância que construímos o futuro das nossas crianças”, declarou.

A creche-escola foi projetada para atender diferentes faixas etárias, com dez salas destinadas à creche e à pré-escola, além de sala de recursos, sala de amamentação, lactário, fraldários, playground, área de lazer, espaços de convivência, pátio coberto, refeitório infantil e ambientes administrativos. A estrutura também conta com acessibilidade plena, iluminação em LED, sistema de combate a incêndio, cobertura termoacústica e climatização completa por meio da instalação de 15 aparelhos de ar-condicionado, realizada pelo programa Sinta o Clima.
O governador Fábio Mitidieri também pontuou que a entrega da segunda unidade do programa Ameei no estado representa mais um avanço da política estadual voltada à primeira infância e reforçou o compromisso do Governo de Sergipe com a expansão da educação infantil em parceria com os municípios. “Iniciamos as primeiras entregas do Ameei, que é uma parte da política pública da primeira infância. O programa recebeu um investimento de R$ 400 milhões para a construção de 75 creches. Dessas, 20 estão em obras, oito serão entregues até julho e esta é a segunda unidade concluída, sendo a primeira em Lagarto e, agora, a primeira na nossa capital. Também já estamos concluindo a creche do 18 do Forte, em Aracaju. Essas entregas representam dignidade, acolhimento e cuidado. Queremos que as crianças se sintam abraçadas e que as famílias tenham a tranquilidade de trabalhar sabendo que seus filhos estão em um ambiente seguro e preparado para recebê-los com carinho”, afirmou.





