Mais de 200 alunos da rede municipal de ensino da Barra dos Coqueiros, além da rede estadual, participaram nesta quarta-feira, 14, da cerimônia de conclusão do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) – executado no município graças ao apoio da Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Educação.
Implantado há mais de 20 anos em Sergipe pela Polícia Militar, com o objetivo de prevenir e reduzir o uso indevido de drogas e a violência, o Proerd já formou diversas turmas na Barra dos Coqueiros. A turma de hoje teve como público-alvo alunos do 5º ano das Escolas Municipais Profª Marili Moura de Lima, Profª Gelvânia Moura da Silva e da Escola Estadual Reunidas Coelho Neto.
Presente na cerimônia, o secretário municipal de Educação da Barra dos Coqueiros, José Marques destacou a importância do Proerd para os estudantes. “O Proerd é um excelente programa, que apresenta para os nossos alunos informações de relevância e com qualidade, com intuito de que a nossa juventude fuja dos perigos que a vida oferece e um desses perigos é o uso de substâncias ilícitas, as drogas. Só temos a parabenizar todos os nossos alunos que participaram do programa e agradecer a Polícia Militar por mais uma vez estar aqui no nosso município”, disse.
Ao longo de 10 semanas, em encontros semanais, os instrutores do Proerd –policiais integrantes da Polícia Militar – ministraram a crianças e adolescentes círculos de palestras com conhecimentos baseados na teoria socioemocional da aprendizagem.
“É uma alegria para nós estar aqui na Barra dos Coqueiros, formando mais alunos. A valorização da vida é um dos nossos principais valores. Se estamos aqui, é porque estamos celebrando a vida. É para que a vida permaneça. E para que isso aconteça diversos fatores devem sempre estar interligados: o tripé família, comunidade e Polícia Militar. Todos trabalhando juntos. Neste ano, estamos alcançando a marca de 95 mil alunos formados em todo estado”, afirmou a coordenadora do Proerd em Sergipe, a major Amanda Freitas, presente na cerimônia de formatura.
Daise Feitoza – que tem filho matriculado na Escola Marili Moura – foi uma das dezenas de pais e mães que fizeram questão de prestigiar a solenidade. “O Proerd é um programa maravilhoso que ensina, de forma clara, os malefícios do uso das drogas. Este é o meu segundo filho que participa do programa. Minha filha, que hoje já é universitária, participou anos atrás do Proerd. Tenho foto e tudo guardado”, disse.
Com informações da prefeitura da Barra dos Coqueiros