Censo 2022: Câmara de Aracaju pode ganhar mais três cadeiras, chegando a ter 27 vereadores

A Constituição Federal estabelece o número de vagas nas Câmaras Municipais pelo número de habitantes do município.

Os novos números do Censo 2022 irão impactar diretamente no número de vereadores que alguns municípios sergipanos terão nas próximas eleições, a exemplo da capital sergipana, Aracaju.

A Constituição Federal estabelece o número de vagas nas Câmaras Municipais pelo número de habitantes do município. Com o resultado do Censo 2022, muitos municípios poderão ter aumento de vereadores em suas Câmaras Municipais.

A capital Aracaju tinha 570.937 habitantes, no Censo IBGE 2010, o que equivale a ter até 25 vereadores na Câmara Municipal. Entretanto, o Censo IBGE 2022, a população de Aracaju cresceu 5,53% alcançando o número de 602.757 habitantes. Logo, a Constituição Federal estabelece que municípios com população entre 600 mil e 750 mil habitantes podem ter até 27 vereadores. Assim, a capital sergipana pode ganhar mais três cadeiras chegando a ter 27 vereadores.

Agora, caberá a Câmara Municipal de Aracaju deliberar por meio de proposta de emenda à Lei Orgânica se aumenta o número de vereadores da capital de 24 para 27 a partir das próximas eleições.

Por Uilliam Pinheiro

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.