A Secretaria de Estado da Educação e da Cultura, por meio do Centro de Excelência em Educação Profissional Joana de Freitas Britto (Polivalente), localizado no município de Propriá, está ofertando 180 vagas para os cursos técnicos em Administração e em Redes de Computadores, na forma subsequente, ou seja, para quem já finalizou o ensino médio.
De acordo com o diretor desse centro de educação profissional, Glauber Martins, o objetivo dos cursos é ampliar a qualificação profissional, haja vista a relevância frente ao setor produtivo de Sergipe, visando à melhoria dos serviços do mercado de trabalho da produção industrial e comercial. Os cursos são oferecidos de acordo com os arranjos produtivos da região, ou seja, no caso de Propriá, como forma de incentivar a profissionalização em redes de computadores e em administração, observando o comércio local.
“São cursos mais rápidos que os cursos superiores. Eles têm foco prático, específico para determinada área. Os cursos durarão um ano e meio e serão ofertados à noite, com aulas das 19h às 22h20. É importante lembrar que neles os estudantes têm excelente opção de aprendizado e possibilidades de ingressar no mercado de forma qualificada”, explica.
O diretor Glauber Martins ainda conta que a novidade para a região é que em 2024, a unidade escolar ingressou com o processo em tramitação para a abertura de dois novos cursos Integrados ao Ensino Médio Integral: Manutenção e Suporte Informática Integrado ao Ensino Médio Integral e Rede de Computadores Integrado ao Ensino Médio Integral.
Nessa modalidade, o estudante realiza o técnico ao mesmo tempo em que cursa o Ensino Médio. Assim, quando termina a 3ª série do Ensino médio e encerra o ensino básico, o estudante recebe dois certificados: o diploma de técnico, que lhe dará o direito de exercer a habilitação profissional, e o diploma de formação em nível médio, que permite que o estudante possa prosseguir os estudos no nível da educação superior, dando-lhe a oportunidade de exercer alguma profissão.
Preenchimento de inscrição, matrícula e confirmação
A inscrição será feita pelo Portal da Matrícula no site da Secretaria de Educação seduc.se.gov.br até o dia 21 de julho. Para se inscrever nos cursos é preciso ter idade mínima de 16 anos; ter concluído o Ensino Médio; ter disponibilidade de frequentar as aulas presenciais no turno selecionado e nos sábados letivos de reposição ou complementação de carga horária; apresentar histórico escolar de conclusão do Ensino Médio ou equivalente.
Depois de se inscrever no site, o candidato deverá ir à escola até o dia 24 de julho, para entregar os documentos, a seguir: fotocópia de certificado de Conclusão do Ensino Médio, fotocópia do comprovante de residência com CEP, fotocópia RG e CPF, fotocópia Título de Eleitor e comprovante de votação de 2022, fotocópia do certificado de reservista (sexo masculino); assinar o termo de compromisso disponibilizado no ato da matrícula na secretaria da Instituição.
Fonte: Agência de Notícias Sergipe
Foto: Unidade escolar