O arcebispo metropolitano de Aracaju dom João José Costa renunciou o cargo. A renúncia foi aceita pelo papa Francisco e foi comunicada nesta quarta-feira (19) pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e Arquidiocese da capital.
O motivo da renúncia e o nome do sucessor ainda não foi divulgado pela Arquidiocese. Assumirá interinamente o Bispo de Propriá
Frade carmelita, dom João José Costa está na arquidiocese sergipana desde 2015, quando foi apresentado como arcebispo coadjutor. Já o serviço efetivamente à frente da arquidiocese foi desempenhado de 2017 até o momento. A Presidência da CNBB enviou agradecimento ao novo arcebispo emérito.
Nota de Agradecimento
Estimado irmão, Dom João José Costa
A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) manifesta sua proximidade e gratidão neste momento em que o senhor viverá esta nova perspectiva de seu ministério episcopal.
Nossa gratidão se expressa pelo “sim” dado ao chamado do Senhor, assumindo a graça e a missão por ele concedidas. O irmão pôde oferecer à Igreja diversas contribuições, das quais destacamos aqui a vice-presidência dos regionais Nordeste 1 e Nordeste 3 e a presidência da Cáritas Brasileira.
Seja este tempo uma ocasião para o fortalecimento do seu chamado em continuar a doar-se à Igreja no sustento pela oração e pela contemplação, como testemunha do carisma da Ordem do Carmo.
Rogamos a proteção de Nossa Senhora Aparecida, Rainha e Padroeira do Brasil.
Em Cristo,
Por Uilliam Pinheiro
Com informações da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil