Opera Sergipe reduzirá filas de cirurgias eletivas em todos os 75 municípios sergipanos

Nesta primeira fase, os procedimentos serão realizados nos hospitais Senhor dos Passos (São Cristóvão), Nossa Senhora da Conceição (Lagarto), Amparo de Maria (Estância) e Renascença (Aracaju)

Umas das metas da gestão do governador Fábio Mitidieri na área de saúde começa a ser executada neste sábado, 22, com o lançamento do programa Opera Sergipe: reduzir filas por cirurgias. O objetivo do programa, cuja solenidade ocorreu no Centro Especializado em Reabilitação (CER IV) e reuniu prefeitos e gestores de saúde, é diminuir o tempo de espera por cirurgias de média e alta complexidade nos 75 municípios sergipanos.

O investimento de mais de R$56 milhões é fruto de recursos do estado, da União e da bancada sergipana de deputados federais e senadores. Nesta primeira fase, os procedimentos serão realizados nos hospitais Senhor dos Passos (São Cristóvão), Nossa Senhora da Conceição (Lagarto), Amparo de Maria (Estância) e Renascença (Aracaju),  abrangendo especialidades como histerectomia total (retirada completa do útero); histerectomia com anexectomia (remoção do útero e anexos, como trompas e ovários); colecistectomia(retirada da vesícula biliar),  postectomia (remoção do excesso de pele – prepúcio – que reveste a parte de cima do pênis – glande); hernioplastiaincisional (procedimento minimamente invasivo para tratamento da hérnia na parede abdominal) entre outros.

Fábio Mitidieri explicou que o acesso ao serviço se dá por meio da rede de Atenção Primária de cada município ou diretamente nos hospitais credenciados. Após a consulta, o paciente será encaminhado para um cirurgião, que irá cadastrar, se necessário, o usuário no Programa. O prazo para realização do procedimento é de 60 dias.

“É uma grande satisfação estar aqui hoje cumprindo com mais um compromisso da nossa gestão e, acima de tudo, proporcionar qualidade de vida, saúde, conforto e dignidade para as pessoas, que há anos aguardam na fila por cirurgias como hérnia de vesícula, mioma e outros procedimentos, que agora serão realizados em até 60 dias”, disse o governador. 

Ele também informou que mais de 10 mil cirurgias serão realizadas na primeira fase do programa Opera Sergipe, e na segunda fase, o número chegará a 15 mil, incluindo cirurgias de grande porte. “Com este programa, nossa expectativa é reduzir significativamente a fila de cirurgias de menor e médio porte que foram ampliadas durante a pandemia, devido ao foco no combate à covid-19. É um investimento de mais de 50 milhões de reais, com recursos do governo do estado, da União, da bancada federal sergipana, sou muito grato a todos os envolvidos. Essa é uma parceria para a saúde de Sergipe crescer. Essa força nos permitiu realizar esse grande programa hoje. Além disso, o Opera vai ser ampliado à medida que for observada a necessidade da população.”

Com o cadastro concluído, será possível acompanhar todo o processo pelo site ou aplicativo ‘Opera Sergipe’, disponível nos sistema iOS e Android. “É um programa que chegou para ficar é uma novidade muito boa é o aplicativo do Opera. Da palma da mão, o cidadão vai acompanhar toda a movimentação do seu procedimento em um aplicativo bem fácil de usar”, explicou Fábio.

Mais ações na Saúde

O governador também destacou investimentos realizados na Saúde no primeiro semestre deste ano como lançamento do Enxerga Sergipe para realização de seis mil cirurgias oftalmológicas, abertura de 47 novos leitos de alta complexidade para pediatria; abertura de dez leitos na primeira unidade de referência em saúde mental infantojuvenil no grupo Hospital Regional de Estância.

Planejamento

O Secretário de Estado da Saúde, Valter Pinheiro, explicou que este programa é resultado de um planejamento desenvolvido ao longo dos últimos seis meses da gestão do governador Fábio Mitidieri. Ele enfatizou que essa meta já estava prevista no programa de governo, pois havia uma necessidade de oferecer uma resposta à sociedade em relação às filas de cirurgias eletivas e ao tempo de espera para o atendimento dessas pessoas que buscam tratamento. “Tudo o que foi realizado até agora converge para o dia de hoje, onde estamos promovendo um grande mutirão de cadastro de pacientes, realização de exames e agendamento de cirurgias”, disse, citando que são 15 procedimentos existentes, entre eles as cirurgias de hérnia, vesícula, ginecológicas, vasectomias e ligaduras. 

“Muitos pacientes sairão daqui hoje com suas cirurgias marcadas. Nosso objetivo é que, após o cadastro, esses pacientes sejam operados em até sessenta dias, um tempo de resposta melhor do que muitos planos de saúde suplementar. Este é um plano idealizado pelo nosso governador, e estamos felizes em contribuir e trabalhar em equipe com o setor da saúde, que está empenhado nessa iniciativa. Essa é apenas a primeira fase do programa, e naturalmente, com seu avanço, nosso objetivo é atender outras demandas cirúrgicas e procedimentos que também são anseios da sociedade”, concluiu Valter.

Aprovação

No lançamento, o prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira, ressaltou a relevância do programa do governo estadual, que visa melhorar a saúde e o bem-estar dos cidadãos, destacando a participação dos 75 municípios sergipanos. “Esse programa do governo do estado é essencial para melhorar e diminuir as longas filas que se acumularam por muitos anos, além disso, está possibilitando às pessoas o direito à saúde, que é algo fundamental para a vida. Por isso, o empenho conjunto do governo estadual é de grande importância para auxiliar os municípios a superarem o desafio das filas extensas presentes em todo país.”

Durante o lançamento do Programa, foi montado um posto de atendimento para marcação de exames. Pacientes que estavam com exames regulares, já saíram com o procedimento marcado.

O lavrador Pedro Pereira, de 58 anos, mora no povoado Cruz das Graças, localizado no município de Nossa Senhora de Aparecida. ele Ele aguarda ansiosamente a realização de sua cirurgia de hérnia pelo programa Opera Sergipe e compartilhou a relevância desse procedimento para sua saúde e estar esperançoso em relação ao que sua saúde será após o procedimento. “Essa cirurgia trará uma grande melhoria em minha vida, vai aliviar as dores que tenho sentido.”

Fonte: Agência Sergipe de Notícias
Foto: Arthur Soares e César de Oliveira

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.