Foram exonerados nessa terça-feira (25) todos os ocupantes de cargos em comissão de Canindé de São Francisco, exceto mulheres grávidas ou em licença-maternidade e conselheiros tutelares. O decreto foi assinado pelo prefeito Weldo Mariano de Souza (PT), que retornou da licença.
De acordo com a assessor de comunicação do município, Adeval Marques, a medida foi para fazer enxugamento da folha e garantir o cumprimento da Lei de Responsabilidade Fiscal. Não há previsão de recontratação, que, segundo ele, deve ser feita aos poucos. A assessoria não soube informar quantas pessoas foram exoneradas.
O decreto ainda exclui, de forma individual e geral, a gratificação de Dedicação Exclusiva (GDE) e Função Gratificada (FG), dos servidores públicos do município.
Retorno da licença
No fim de junho, o prefeito Weldo Mariano pediu afastamento por 180 dias por motivos pessoais, mas pediu para retornar ao cargo menos de um mês após a licença. O pedido foi aceito pela pela Câmara Municipal. Durante o afastamento, o vice-prefeito Jozelildo Almeida Pank do Nascimento, assumiu o cargo.
O político já havia sido afastado das funções por determinação judicial em fevereiro deste ano, após denúncias do Ministério Público sobre atos de improbidades administrativas supostamente praticadas pelo gestor nas áreas da educação, assistência social e saúde. Autorizado pela Justiça, ele retomou as funções no início do mês de março.
Fonte: G1/SE