Governador de Sergipe sanciona lei que institui Política Estadual de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista

Projeto busca meios para que as pessoas com TEA tenham acesso à saúde, ao trabalho, à educação e ao convívio com as demais pessoas, respeitadas as suas próprias características

Após iniciar o programa ‘Acolher’, com posse de psicólogos e assistentes sociais para atuarem nas escolas estaduais, o governador de Sergipe, Fábio Mitidieri, seguiu com agenda voltada para inclusão e educação; nesta quarta-feira, 2, ele sancionou o Projeto de Lei Nº 86/2023, que institui a Política Estadual de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (PROPTEA). De autoria das deputadas estaduais Lidiane Lucena e Carminha Paiva, a Lei é um passo importante na promoção e defesa dos direitos das pessoas autistas.

Dentre as diretrizes definidas pelo texto estão a intersetorialidade no desenvolvimento das ações e das políticas e no atendimento à pessoa com Transtorno do Espectro Autistas (TEA); a participação da comunidade na formulação de políticas públicas voltadas para as pessoas com TEA e o controle social da sua implantação, acompanhamento e avaliação; a atenção integral às necessidades de saúde da pessoa com TEA, objetivando o diagnóstico precoce, o atendimento multiprofissional e o acesso a medicamentos e nutrientes; o incentivo à inserção e a adaptação da pessoa com TEA no mercado de trabalho, respeitando suas peculiaridades.

“Hoje é um marco significativo em nossa trajetória como estado comprometido com a inclusão e o respeito à diversidade. Com grande satisfação, instituímos a Lei voltada à Política Estadual de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista, através do Projeto de Lei Nº 86/2023, proposto pelas deputadas Lidiane e Carminha. Essa legislação reflete nosso compromisso com a construção de uma sociedade mais acolhedora e igualitária, garantindo que as pessoas com TEA tenham acesso pleno à saúde, educação, trabalho e convívio social”, declarou o governador Fábio Mitidieri na ocasião.

A deputada Lidiane ressaltou a importância da Lei para famílias atípicas. “É uma felicidade muito grande estar aqui, junto com a deputada Carminha. Temos um compromisso com o autismo e com as pessoas com deficiência. Esse lei é importante para entendermos e implantarmos mais políticas públicas”, comemorou.

Já a deputada Carminha, co-autora da Lei, agradeceu ao governador pela atenção ao tema. “Essa é uma grande conquista para as pessoas que estão dentro do Espectro Autista e de suas famílias. Agradeço ao governador Fábio, que é um amigo e sensível a essa causa e nos ouviu, e agora sancionou essa lei. Agradeço também a colega deputada Lidiane por ser parceira e co-autora nesse projeto”, afirmou a deputada.

Fonte: Agência Sergipe de Notícias
Foto: André Moreira

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.