A deputada estadual de Sergipe, Linda Brasil (Psol), utilizou a tribuna na manhã desta quinta-feira, 03, para denunciar e fazer um apelo ao governo do estado sobre a falta de investimentos no Sistema Aperipê de Comunicação. A parlamentar recebeu nos últimos dias diversas reclamações sobre equipamentos sucateados nas rádios AM, FM e na TV, o que tem ocasionado, muitas das vezes, cortes no sinal.
“Gostaria de fazer um apelo ao governo do estado que olhe para o Sistema Aperipê de Comunicação como uma área estratégica, como um setor que deve e pode servir muito bem aos interesses da população. As rádios AM, FM e a emissora de TV não passam por investimentos em grande escala, aquisição de equipamentos, nem melhorias em seus estúdios e ampliação de seus serviços desde o governo Marcelo Déda. Nos chegaram reclamações de equipamentos sucateados. A equipe técnica e os funcionários tentam fazer o que podem, mas se os equipamentos estão sucateados, velhos e se não houver investimentos, não adianta”, enfatizou a deputada.
Para Linda Brasil, além de pensar em investimentos para o sistema de comunicação, o governo também precisa investir em concurso público e ter um olhar estadista, para que os veículos de comunicação pública do estado se mantenham vivos.
“Não há uma política de concurso público, o que já indica que não se percebe a comunicação como política de Estado e sim de Governo. É preciso investimento, concurso público e um olhar de estadista para que este sistema se mantenha vivo. Parcerias com a comunicação e a cultura também poderiam ser feitas no sentido de serem realizados programas que levem um projeto mais palpável de educação através do entretenimento, também com atividades escolares envolvendo a rede estadual dentro da programação da emissora de TV e rádio”, destacou Linda Brasil.
Ainda em sua fala, a deputada pediu o apoio da base governista para levar a discussão até o governador, na esperança que ele se sensibilize e tenha um olhar mais respeitoso e atencioso para esse problema. “Como ainda tem discussões sobre orçamento, vamos discutir o PPA e no final do ano a LOA, quem sabe o governo não se sensibiliza e olha para este problema com mais respeito. Espero que a base governista também nos ajude a levar esse pleito ao governo de não sucatear e, muito menos, vender aquele importante complexo de comunicação que pode servir, de forma muito rica, aos interesses da população dentro dos parâmetros de uma Comunicação Pública voltada para educação e inclusão”, finalizou a deputada Linda Brasil.
Por Assessoria Parlamentar
Foto: Agência Alese