Após um calvário de cinco anos, o ex-prefeito de Itabaiana, Valmir de Francisquinho (PL), teve uma sonora vitória na Justiça sergipana. É que a Câmara Criminal do Tribunal de Justiça de Sergipe (TJ/SE) extinguiu, por unanimidade, uma ação penal que se arrastava há exatos cinco anos.
Nesta terça-feira, 10, com os votos unânimes das desembargadoras Elvira Maria e Suyenne Barreto (relatora), acompanhadas pelo voto do desembargador Marcel Brito, foi extinta a ação penal que ainda tramitava na Justiça contra Valmir de Francisquinho.
Essa decisão, na verdade, começou com o pedido de habeas corpus pela defesa de Valmir que alcançou seu intento com a decisão liminar do desembargador Gilson Félix. À época, inclusive, uma pequena parte da imprensa chegou a atacar a decisão, porém, nesta terça, prevaleceu o bom senso e a decisão de Gilson foi confirmada de maneira colegiada.
Com essa decisão definitiva, uma vez que o Ministério Público do Estado de Sergipe, que poderia recorrer da decisão, também já havia se manifestado favorável ao pedido da defesa de Valmir de Francisquinho, se encerra um ciclo negativo na política sergipana quando adversários do ex-prefeito itabaianense se utilizavam de um inquérito inconcluso para acusar Valmir de desvios e más condutas que nunca foram nem sequer julgadas pela Justiça sergipana.
Fonte: Faxaju