Sergipe é o estado com maior percentual de comparecimento dos candidatos ao Enem 2023

O estado teve 65.543 inscritos e 75,45% compareceram ao primeiro dia de prova

Dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anisío Teixeira (Inep), responsável pela aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023, apontam que Sergipe foi o estado com o maior percentual de presença no primeiro dia de prova, nesse domingo, 5. 

Ao todo, foram 65.543 inscritos no Enem em Sergipe. Desse total, 12 mil são estudantes da rede pública estadual de ensino. Os dados também apontam que 75,4% do total de inscritos compareceram e, por consequência, 24,65% dos inscritos não fizeram as provas, ou seja, cerca de 16.124 candidatos. Os estados do Paraná e Rio Grande do Sul também obtiveram bons índices de comparecimento. 

“É muito bom ver que os nossos estudantes estão engajados e pensando no futuro. Esse destaque de Sergipe reflete todo o trabalho que é desenvolvido em nossas escolas por nossas equipes pedagógicas desde o início do ano, com muita motivação e apoio aos nossos estudantes. Nossas escolas, os professores e todas as equipes estão de parabéns. Sergipe tem se destacado com a participação dos estudantes em todo o processo. Passamos o ano todo realizando ações, revisões, simulados. Estar perto e presente na comunidade escolar faz a diferença e temos a certeza que nossos estudantes farão bonito neste Enem e realizarão os seus objetivos”, destacou o  secretário da Educação, Zezinho Sobral.

De acordo com a coordenadora do programa Pré-Universitário da Secretaria de Estado da Educação e da Cultura (Seduc), Gisele Pádua, o primeiro dia de prova em Sergipe foi considerado tranquilo, sem intercorrência nos 175 locais de provas espalhados por 34 municípios sergipanos. “A equipe da Seduc esteve nos principais pontos e acolheu os alunos da rede pública estadual com palavras de confiança, água, caneta e atenção psicossocial com técnicos do programa Acolher”, disse a coordenadora.

Quanto ao bom índice de comparecimento dos candidatos ao Enem, Gisele Pádua destaca que a Seduc realizou a preparação dos estudantes no quesito conteúdos, mas também os mobilizando para que comparecessem no dia de prova, com hora de antecedência e tranquilidade. A coordenadora ainda informa que o candidato faltoso poderá responder à segunda prova, programada para acontecer em 12 de novembro.

Caso o participante esteja com uma das doenças infectocontagiosas (tuberculose, coqueluche, difteria, doença invasiva por Haemophilus influenzae, doença meningocócica e outras meningites, varíola, varíola dos macacos [monkeypox], influenza humana A e B, poliomielite por poliovírus selvagem, sarampo, rubéola, varicela e covid-19), não deverá comparecer ao local de aplicação para realizar o exame e deverá solicitar reaplicação.

Para a análise do processo de nova aplicação, o participante deverá inserir documento comprobatório, conforme previsto no edital do Enem. A aprovação do documento garante a participação na reaplicação do exame, em data a ser divulgada pelo Inep.

Fonte: Agência Sergipe de Notícias
Foto: Michele Becker

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.