O Hospital do Câncer de Sergipe, equipamento do Governo do Estado, está com 92% das obras estruturais concluídas. O Hospital deverá entrar em funcionamento no final de 2024, e oferecerá assistência no diagnóstico e tratamento de câncer para a população sergipana. O investimento inicial previsto para a construção do hospital é de cerca de R$140 milhões, valor que deve ultrapassar os R$170 milhões com a compra de equipamentos para o funcionamento da unidade.
Após a finalização da estrutura física, os trabalhos serão focados no avanço físico total da obra, que atualmente é de 38%. O secretário de Estado da Saúde, Walter Pinheiro, visitou, nesta terça-feira, 7, o equipamento localizado no Centro Administrativo de Aracaju, no bairro Capucho, e destacou que a unidade será essencial para a rede oncológica de Sergipe. “O nosso objetivo é ampliar e qualificar ainda mais o acesso dos nossos pacientes, garantindo que esse tratamento seja realizado de forma integral e levando qualidade de vida a esses usuários”, destacou.
Atualmente, o estado dispõe de três Unidades de Alta Complexidade com serviços voltados à Atenção Oncológica: Hospital de Urgências de Sergipe Governador João Alves Filho (Huse), Hospital de Cirurgia e Hospital Universitário de Aracaju (HU). Com a nova unidade, a Rede de Atenção Oncológica (Unacons) passará por um reordenamento.
“Temos o funcionamento de três Unacons para atender esses pacientes. Já tivemos muitos avanços na rede, também temos mapeado todos os diagnósticos e os gargalos. Certamente, com a entrega da unidade, será otimizado o contexto que envolve o paciente oncológico. A nossa estratégia é fazer um remanejamento, para que ocupemos essa nova unidade quando estiver pronta”, disse Walter Pinheiro.
Estrutura
A obra será dividida em blocos A, B e C e quatro pavimentos. No que se refere à assistência, a unidade contará com 126 leitos de internação, dez Unidades de Terapia Intensiva Adulta (UTI), dez leitos de Unidade de Terapia Pediátrica, emergência com quatro leitos, urgência com 16 leitos de observação, centro cirúrgico com seis salas, apoio diagnóstico e imagem, ambulatório adulto e pediátrico com centro cirúrgico próprio, além de serviços de quimioterapia e radioterapia.
O gerente de obra, Paulo Ricardo Cruz, destacou que a construção vem avançando e seguindo o que foi planejado. Os próximos passos são dar início a introdução da rede de gases medicinais; montar os elevadores (material já na obra), bem como priorizar a execução da estação elevatória de esgoto e do reservatório inferior e instalação de esquadrias de alumínio e vidro.
Grupo de Trabalho
A SES, por meio da Diretoria Especializada à Saúde, criou um Grupo Técnico de Trabalho para fortalecer ainda mais a Rede de Atenção Oncológica de Sergipe, visando o aprimoramento dos serviços para a população. Além disso, o grupo vem monitorando o cumprimento das fases do plano de construção do Hospital do Câncer, com a participação de profissionais de diversos níveis da atenção, bem como revisitando a linha de cuidado do paciente oncológico do estado e elaborando fluxos de acesso.
Fonte: Agência Sergipe de Notícias
Foto: Mário Sousa