A dança das cadeiras na Câmara de Vereadores de Socorro pode estar apenas no começo

Confira a coluna Socorro em Pauta desta semana

Por Uilliam Pinheiro

A Câmara de Vereadores ganhará novos vereadores na próxima semana e pode ser o começo de uma grande mudança na Casa Legislativa de Nossa Senhora do Socorro. Leia com atenção a coluna desta semana para entender os detalhes.

Como foi noticiado, os vereadores, pastor Joanan Menezes e Irmão Robson perderam seus mandatos devido ao descumprimento da legislação que obriga que haja 30% de candidatas mulheres na chapa de candidatos, o que não ocorreu no partido dos parlamentares, o Avante, segundo a Justiça Eleitoral.

Diante dessa decisão, abriu-se duas vagas na Casa Legislativa. Nesta última sexta-feira (24), o TRE fez a recontagem de votos dos partidos e definiu os novos vereadores que assumem: Lalo do grupo do deputado Samuel Carvalho e João Mochila, aliado de primeira hora do prefeito Inaldo.

Agora vamos lá: João Mochila estava exercendo a vereança desde o primeiro mês dessa legislatura devido ao acordo costurado pelo prefeito Inaldo.

Inaldo convidou o vereador eleito Eliel Felipe a assumir a Secretaria de Obras do município, abrindo a vaga para João Mochila na época. Com a decisão desta semana que garantiu a titularidade de João Mochila como vereador, a princípio quem pode assumir o cargo de vereador é Nathan Reis, segundo suplente e atualmente secretário de Cultura do município. Isso se Eliel Felipe continuar licenciado da Câmara de Vereadores e exercendo o cargo de secretário. Em conversa com a coluna, Eliel Felipe afirmou que ainda decidirá o que irá fazer.

Como Nathan Reis é um dos queridinhos do prefeito Inaldo e da deputada Carminha Paiva, a possibilidade de Eliel Felipe continuar como secretário de Obras e abrindo espaço para que Nathan Reis assuma é grande. Concretizando isso, abre-se um espaço na secretária de Cultura. Logo, também podemos ter um novo secretário da Cultura nomeado pelo prefeito Inaldo que comandará a volta do Forró Siri em 2023.

Mas não para por aí, leitor. Ainda tem um processo semelhante ao do partido Avante que resultou na perda do mandato dos dois vereadores citados no início do texto, a ser julgado. E esse processo é do partido PP, dos vereadores Elmo Paixão, Eliel Felipe, do agora vereador titular, João Mochila, e do possível vereador Natan Reis caso se concretize a permanência de Eliel na secretaria.

Caso a ação do PP seja julgada procedente como foi a do Avante, Elmo Paixão, Eliel Felipe, João Mochila e Natan Reis podem perder seus mandatos de vereadores. Abrindo três vagas na Câmara de Vereadores que será definido novamente na recontagem dos votos.

Logo, a dança das cadeiras na Câmara de Vereadores do município pode estar apenas no começo e muita coisa pode mudar na política de Nossa Senhora do Socorro.

Como fica a composição de forças na Câmara de Socorro

Tudo indica que Lalo e João Mochila tomarão posse de seus mandatos como representantes do povo socorrense na próxima semana. Lalo teve 763 votos e João Mochila teve 1281 votos. Lalo tende a aumentar a bancada de oposição ao prefeito Inaldo, formando uma base de 6 vereadores na oposição. João Mochila continuará na base do prefeito como tem sido desde o início da legislatura. O gestor municipal terá mais dificuldade de aprovação de seus projetos, a princípio.

“Não quero ser mais um do mesmo

Com essa frase, o futuro vereador Lalo, enfatizou, em conversa com o site O Caju, que trabalhará incansavelmente para fazer valer a pena cada voto recebido. Disse ainda que terá como pauta a família, educação e políticas de assistência social para grupos vulneráveis. A coluna deseja sucesso na missão recebida.

Restaurante de Astro do Parque dos Faróis foi assaltado

Mais uma vez, infelizmente, o restaurante de Astro do Parque dos Faróis foi arrombado e teve pertences roubados. Segundo informações nas redes sociais, levaram a balança e alguns outros objetos. Essa não foi a primeira vez. Astro que é uma liderança forte no bairro e realiza um lindo trabalho social na comunidade. Ele estava muito abalado e triste pelo acontecimento. Força Astro!

Corrente de solidariedade a favor de Astro

Com a informação do assalto ao restaurante de Astro, iniciou-se uma corrente de solidariedade liderada pelo Instagram @parquedosfaroiscomoeuvejo e pelo empresário, José da Aparecida, conhecido como cabeça branca – dono do supermercado Nossa Senhora Aparecida, localizado no bairro Parque dos Faróis. Até o fechamento desta coluna já tinha sido arrecadado cerca de R $4 mil reais a favor de Astro. Iniciativa digna de aplausos!

Klewerton Siqueira e Fábio Henrique juntos novamente?

Nesta semana, os candidatos a prefeito nas eleições de 2020, Fábio Henrique (União Brasil) e Klewerton Siqueira (PT), estiveram reunidos com o senador Rogério Carvalho na residência de Siqueira. Segundo postagem nas redes sociais, o intuito da reunião seria um agradecimento a lideranças pelos votos adquiridos pelo senador Rogério no município, mas o que não faltou foram conversas visando 2024. Fábio e Klewerton andarão juntos novamente formando uma possível chapa? O tempo dirá.

Fábio Henrique quer ser prefeito novamente

O ex-prefeito e ex-deputado federal, em entrevista ao Blog Primeira Mão, reforçou que seu nome está à disposição para a disputa da prefeitura de Nossa Senhora do Socorro. Fábio diz que está atendendo a um pedido do seu grupo político e de uma parcela da população. O desafio de Fábio será resgatar o prestígio do seu nome junto ao eleitorado socorrense, dado que nas últimas disputas eleitorais não teve bons resultados no município.

O Guajará permanece esquecido pela gestão

Esquecido e abandonado. Essas são as palavras que definem a atuação da prefeitura de Socorro em relação ao bairro do Guajará. Os moradores até se mobilizam, buscam diálogo com a gestão, fazem protestos, mas a gestão não mexe um dedo para resolver os problemas do bairro. Os moradores já temem a situação do bairro, que já é péssima, quando as chuvas começarem. Guajará realmente pede Socorro!

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.