Márcio Rocha [*]
Quando enfrentamos momentos difíceis, a solidariedade pode se mostrar uma grande aliada. Foi o que aconteceu com um casal empreendedor recentemente, que viu sua empresa ser consumida por um incêndio em poucas horas. Sozinhos, eles teriam dificuldades para se recuperar do ocorrido, mas com a ajuda de outras pessoas e empresas a recuperação se tornou possível. E todo esse movimento solidário não é exclusividade desse caso. A solidariedade pode ser uma grande aliada na recuperação de empresas em dificuldades. Grandes corporações, empresas médias e pequenos negócios em todo o mundo já passaram por dificuldades em algum momento, mas nem sempre encontram a ajuda necessária.
Sabemos que quando se trata de negócios em dificuldade, a concorrência pode ser implacável. Mas e quando essas mesmas empresas se unem para se ajudarem em momentos de crise? A solidariedade pode ser o diferencial para a recuperação dos negócios. Essa ajuda mútua pode vir de diversas formas, como a oferta de mão de obra e expertise, empréstimo de maquinário e equipamentos, fornecimento de matéria-prima e até mesmo investimento financeiro. Em todos os casos, a solidariedade mostra-se fundamental para um final positivo.
E essa recuperação não traz benefícios apenas para a empresa em dificuldades, mas também para as empresas que oferecem ajuda. A troca de experiências e conhecimentos é uma via de mão dupla. A empresa que ajuda pode ter acesso a novas oportunidades de negócio e a troca de aprendizados pode estimular a inovação e a melhoria contínua. A solidariedade também tem um papel importante na sociedade. A empatia e o suporte mútuo mostram que é possível enfrentar as dificuldades em conjunto, criando uma sociedade mais colaborativa e consciente.
Não podemos negar que, em um mundo tão competitivo, a solidariedade pode não ser a primeira opção quando uma empresa enfrenta dificuldades. Entretanto, ao observarmos histórias como a do casal que perdeu a empresa para um incêndio, vemos que a ajuda mútua pode ser uma grande aliada na recuperação empresarial. Unidos, empresas de todos os portes podem compartilhar seus conhecimentos e recursos para superar as adversidades, resgatando negócios e promovendo o desenvolvimento da própria sociedade.
Com o recente incidente envolvendo o incêndio e destruição do prédio da Info MC, os empresários Suellen e Márcio Campos, viram seu negócio literalmente ruir às cinzas. Mas a força da solidariedade está ajudando os jovens empreendedores a iniciar o processo de reconstrução de seu empreendimento. Devemos ressaltar que a empresa não acabou e continua operando em um espaço menor, isso devido ao estoque que chegou após o devastador incêndio. Então, o momento de exercício da solidariedade também está no seu tempo. Pois, você consumidor, pode ajudar de alguma forma, comprando algum produto ou fazendo seu serviço em equipamentos de informática com eles.
O Sistema Fecomércio-Sesc-Senac, na pessoa do presidente, Marcos Andrade, se dispôs a ajudar da maneira que for possível, para que os empresários possam iniciar a recuperação do seu negócio. O empresário Sandro Moura, do NC Grupo Empresarial, através da NC Vigilância, também chegou junto e está dando apoio para a proteção do local do incêndio e evitar maiores transtornos para os imóveis afetados pelas chamas. Um grupo de engenheiros e arquitetos está desenvolvendo ação para recuperação estrutural e projeto do novo prédio da empresa. Além disso, o digital influencer Agabas iniciou uma campanha de Pix Solidário, amealhando recursos para que Márcio e Suellen possam recomeçar. O presidente da ACESE, Maurício Vasconcelos, também iniciou um movimento para ajudar. Todos estão se somando e juntando esforços para que a Info MC possa voltar com força. Mas nas suas mãos, caro leitor, está o meio de descomplicar a economia para eles e seus 13 funcionários. Comprem o que precisarem do segmento de informática ou utilizem os serviços da empresa. O melhor meio de
recuperação é o trabalho e a sua solidariedade fará isso acontecer mais rápido.
[*] é jornalista formado pela UNIT, radialista formado pela UFS e economista formado pela Estácio, especialista em jornalismo econômico e empresarial, especialista em Empreendedorismo pela Universitat de Barcelona, MBA em Assessoria Executiva pela Uninter, com experiência de 23 anos na comunicação sergipana, em rádio, impresso, televisão, online e assessoria de imprensa