Por Uilliam Pinheiro
Passada as eleições de 2022, o olhar da classe política de Nossa Senhora do Socorro é direcionado para 2024, ano da disputa ao cargo de prefeito da segunda maior cidade do Estado.
E o que não falta são pretendentes ao cargo. Em dezembro, o ex-deputado federal Fábio Henrique em entrevista ao jornalista Narcizo Machado na Fan FM colocou seu nome à disposição para a disputa. O deputado reeleito Samuel Carvalho dorme e acorda pensando em ser prefeito da cidade. E no grupo governista do prefeito Padre Inaldo, os postulantes a sucedê-lo têm colocado a cabeça para fora para ser o escolhido pelo prefeito. No momento se apresentam o presidente da Câmara, o vereador Betinho, e o vereador Elmo Paixão, filho do ex-prefeito Tonho da Caixa e da ex-deputada estadual Elma Paixão. Cita-se ainda nas rodas de conversas o nome do secretário de Governo, Renato Nogueira, como um possível postulante a ser escolhido pelo grupo do prefeito. Zé Franco sempre é lembrado, mas segundo fontes, ainda tem problemas jurídicos a resolver.
Muita água irá correr por debaixo da ponte até o pleito de 2024, mas o desenho atual é que no bloco do prefeito não há um nome de consenso para sucedê-lo. O nome de consenso seria a deputada eleita Carminha Paiva, entretanto como é casada com o prefeito, logo é impedida de concorrer ao cargo. Dito isso, haverá muito fogo amigo e disputa interna dentro do bloco do prefeito.
E baseio esse argumento lendo a entrevista dada pelo prefeito padre Inaldo ao jornalista Jozailto Lima nesta última sexta-feira (03) solicitando que os aliados focasse no trabalho da gestão e a pauta eleição fosse discutida mais à frente. “Portanto, não escondo de ninguém que vamos trabalhar para eleger o nosso sucessor, sim, porque o que está dando certo merece continuar ativado em 2025. Mas não vale a pena decidirmos por um nome agora, mesmo porque política tem hora”, disse o prefeito na entrevista ao Jozailto.
Outro ponto que pode se tirar da entrevista do prefeito Inaldo ao portal JL Política é que para o prefeito Inaldo, o adversário a ser vencido em 2024 será o deputado Samuel Carvalho. E para isso o padre pede união ao seu bloco.
Já o deputado Samuel Carvalho segue para o seu segundo mandato na Assembleia Legislativa, mas não perdendo de vista a real possibilidade de ser prefeito da cidade de Nossa Senhora do Socorro. O desafio do deputado será agrupar a oposição em torno dele para ir para a disputa contra o grupo do prefeito. O movimento feito por Samuel Carvalho em 2022 ao apoiar o atual governador Fábio Mitidieri foi certeiro no tocante à neutralizar o poder da máquina estadual a favor do prefeito Inaldo. Segundo fontes, Fábio tende a não se intrometer na disputa em Socorro, pois deseja que tanto Carminha como Samuel Carvalho sejam seus aliados. Mais à frente veremos como isso de fato se dará..
O ex-prefeito Fábio Henrique aguarda a sinalização do PT para comandar algum órgão federal em Sergipe, o que possibilitará entrar nos debates da sucessão em Nossa Senhora do Socorro.
Ainda faltam 1 ano de 09 meses para o pleito municipal, mas o burburinho nos bastidores já começaram e os postulantes ao cargo já iniciaram suas estratégias e estão se movimentando. Aquele que melhor agregar chegará com mais condições para a disputa. Aguardemos os próximos passos…
Secretário rebaixado à Série B
O secretário Adidelson de Maria de Hugo foi rebaixado a secretário adjunto. Ele comandava a secretaria de Esporte e Lazer e agora será adjunto do secretário Luís Carlos, na secretaria de Indústria e Comércio. Dizem que ele não gostou nadinha.
Volta de Chicão ao Esporte e Lazer
Num movimento para agrupar Jô do Sobrado, o prefeito Inaldo dialogou com o vereador Chicão que aceitou se licenciar do cargo de vereador e assumir novamente o comando da secretaria de Esporte e Lazer. Desta forma, Jô do Sobrado assume a vaga de vereador no lugar de Chicão. A Secretaria de Esporte e Lazer foi comandada por Chicão no primeiro mandato do prefeito Inaldo e fez um bom trabalho.
Gabinete Itinerante
O deputado Samuel Carvalho já se colocou em campo com o projeto Gabinete Itinerante nos bairros de Nossa Senhora do Socorro. Já realizou o evento no Loteamento Novo Horizonte, no bairro do Marcos Freire III e no bairro da Piabeta. A ideia do deputado é aproximar o seu mandato da população fazendo escuta das demandas e oferecendo serviços na área de assistência social, jurídica e psicológica.
Eliel, o secretário de Infraestrutura, mas poderia ser o de Comunicação
Eliel Felipe, aliado leal do prefeito Inaldo, foi eleito em 2020 como vereador, entretanto aceitou o desafio de assumir uma das secretarias mais difíceis do município, a de Infraestrutura e Obras. Tem feito um bom trabalho à frente, contudo uma boa surpresa é a comunicação antenada que ele usa em suas redes sociais para prestar contas e ouvir as demandas da população. Muito diferente da página oficial da prefeitura no Instagram que é engessada e não apresenta as realizações da gestão. Ou será que a gestão não tem realizações ou ações relevantes para mostrar? Talvez Eliel poderia dar uma dicas.
Jovem advogado promete
O jovem advogado Shelton Rocha tem se destacado e é uma promessa para 2024. Presidente estadual da juventude do partido Podemos, ele faz denuncias e cobranças contundentes e plausíveis a prefeitura de Nossa Senhora do Socorro como por exemplo a questão da sinalização nas avenidas asfaltadas e a questão da falta de organização no Natal do município, além de costurar bons relacionamentos com players relevantes da política do Estado como a secretária de Politicas para Mulheres, Danielle Garcia. Ele faz parte do grupo do deputado Samuel Carvalho. Bom nome e promete para 2024.
Oposição em Socorro
A base de oposição ao prefeito, padre Inaldo, na Câmara de Vereadores de Socorro composta pelos vereadores Alan Mota, Barbosinha, Luiz Paulo Panzuá, Geová da Taiçoca de Fora e Teta do Camarão tem dado trabalho ao prefeito. Eles tem fiscalizado postos de saúde que apresentam falta de medicamentos e filas de exames além de denuncias de contratos suspeitos. Fazem um bom trabalho e cumprem um papel relevante. Uma oposição forte colaborar para que a gestão do prefeito não se acomode e fique em alerta para melhorar os serviços dos socorrenses.
3º Secretaria da Alese
A deputada Carminha Paiva começou bem na Assembleia Legislativa. Ela conseguiu emplacar seu nome para ocupar a nova Mesa Diretora da Alese no cargo de 3ª Secretaria da Mesa. Para uma deputada de primeiro mandato é um belo trabalho de articulação.