Alberto Macedo e a nova dinâmica na forma de administrar a Barra dos Coqueiros

Enquanto o gestor anterior exercia uma política de manutenção da pobreza, o atual gestor da Barra atua na emancipação dos municipes e no desenvolvimento da cidade

A política, em sua essência, é o reflexo das escolhas e prioridades de uma gestão. Nas últimas administrações da Barra dos Coqueiros, a diferença de abordagens e resultados entre o atual prefeito, Alberto Macedo, e seu antecessor, Airton Martins, é notável e merece uma análise criteriosa.

Alberto Macedo tem inovado em sua gestão, buscando emancipar os munícipes e desenvolver a cidade sob uma ótica progressista, focada em gerar emprego, renda e oportunidades. Em vez de apenas manter o status quo, o atual prefeito tem implementado uma série de políticas públicas voltadas para a geração de emprego e renda e melhoria na qualidade de vida dos moradores da Barra dos Coqueiros.

Algumas das medidas são: o Cartão Alimentação Cidadã que fornece R$150,00 mensais a 4 mil famílias de baixa renda. Desta forma, Alberto não apenas auxilia no sustento dessas famílias, mas também injeta dinheiro na economia local, beneficiando o comércio e serviços. O Programa Avança Barra (PAB) tem mudado a cara da Barra com investimentos em infraestrutura e urbanismo nos bairros transformando a cidade em um local mais atrativo tanto para residentes quanto para potenciais investidores. O projeto Orla Pôr do Sol Iluminado na Atalaia Nova, iniciativa da gestão de Alberto Macedo, caiu nas graças dos moradores do munícipio e tem atraído turistas, movimentando o turismo. O Carnaval e o São João, sob a administração de Alberto Macedo, foram resgatados e tornaram-se grandes atrações, atraindo turistas e promovendo o turismo e a cultura local.

Alberto Macedo foi o primeiro prefeito de Sergipe a pagar o Piso Nacional da Enfermagem e tem pago os salários dos servidores em dia. A criação da Guarda Municipal, que vem sendo destaque estadual, foi uma das medidas acertadas pelo prefeito atual e tem feito um trabalho excelente na segurança do município.

Por outro lado, a gestão anterior, sob o comando de Airton Martins, embora beneficiada por altas receitas da Celse, não conseguiu traduzir esses recursos em desenvolvimento sustentável para o município. A política de “pão e circo”, voltada para manter a população dependente do assistencialismo e cativa à vontade do gestor, prevaleceu. Em vez de ações concretas, havia muito marketing, com uma visível lacuna entre a propaganda e a realidade.

O resultado da gestão de Airton Martins foi um legado de dívidas herdada pelo sucessor colocando o município em dificuldades financeiras. Alberto que sucedeu Airton com habilidade administrativa conseguiu coloca as contas em dia.

Em 2024, o que estará em disputa será a escolha entre um modelo atrasado e assistencialista implantado pelo ex-prefeito Airton Martins contra um modelo progressista e emancipalista desenvolvido pelo atual prefeito Alberto Macedo.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.