Por Uilliam Pinheiro
O parlamentar sergipano do PSDB, Alessandro Vieira, tem se mostrando sensível às injustiças sociais e atuado no Senado Federal para corrigir essas situações.
No caso específico desse texto, a família dos beneficiários do Benefício de Prestação Continuada – BPC – não poderiam participar do programa Bolsa Família, porque o valor do benefício – valor esse que muitas vezes já é comprometido para despesas do beneficiário como medicamentos, alimentação especial e outras despesas específicas, não sendo um valor disponível para uso da família – era contabilizado na renda per capita da família. Neste sentido, o benefício penalizava a família ao impedir ela de acessar o programa de transferência de renda.
O senador Alessandro Vieira, após receber essa demanda do deputado Georgeo Passos que apontou o problema, agiu rapidamente e na tramitação da Medida Provisória do Bolsa Família no Comissão Mista apresentou uma emenda para corrigir esse problema garantindo que as famílias com beneficiários do BPC pudessem também acessar o programa Bolsa Família. A emenda foi acatada pelo relator e aprovada na Comissão Mista. Agora a emenda que será votada no Plenário da Câmara e do Senado.
Em entrevista na última segunda-feira (22) na RIO FM, Alessandro disse: “Eu apresentei uma emenda para que fizesse a inclusão [no Bolsa Família] das famílias que tem dependente com deficiência, que recebe BPC. Esse BPC é contado na renda familiar e aí não acessa o Bolsa Família. Quer dizer, estou penalizando essas famílias. Com a aprovação de nossa emenda, temos a certeza de que as famílias serão incluídas. Assim, a gente faz justiça”, disse em entrevista.
Com a aprovação da emenda do senador Alessandro, as famílias que estão nesse perfil poderão acessar o programa Bolsa Família e terão maior possibilidade de ter uma qualidade de vida mais digna.
Essa ação é uma das ações do parlamentar sergipano que voltou as ações do seu mandato para combater as desigualdades sociais existentes no Estado de Sergipe e no Brasil.