Por Luiz Carlos Focca [*]
Durante a tradicional procissão de Nossa Senhora do Bom Parto, realizada ontem, um fato chamou a atenção dos observadores políticos: o deputado Luciano Bispo participou do evento ao lado de Anderson Zé das Canas, ex-prefeito de Frei Paulo e atual pré-candidato a deputado federal. O encontro, longe de ser um simples gesto de amizade ou tradição religiosa, pode sinalizar o fortalecimento de uma nova liderança política que vem ganhando corpo na cidade e na região.
.
O nome de Anderson é cada vez mais associado ao movimento de renovação política, especialmente por sua proximidade com o deputado Luciano Bispo. Não é difícil perceber que, ao lado de Luciano, Anderson pode estar construindo sua trajetória rumo à consolidação como o “herdeiro político”, com potencial para unir e expandir a base de apoio já existente.
.
O ex-prefeito de Frei Paulo possui uma base consolidada na região, conhece a política local como poucos e tem, no seu DNA o agrupamento “Progresso com Liberdade”. Porém, o cenário de Itabaiana não se limita a essa divisão. O prefeito Valmir, que tem seu próprio estilo de gestão, continua a atrair apoio e a promover seu nome entre os itabaianenses, embora enfrente desafios relacionados à crítica da população em ter nomeado pessoas de fora da cidade e atacando os ex-prefeito Adailton.
.
Entretanto, o principal ponto que se destaca nesse processo é a necessidade urgente de uma nova liderança e disposta a desafiar Valmir de Francisquinho nas urnas. Já se escuta nos quatro cantos de Itabaiana o cansaço do povo ao agrupamento liderado por Valmir, muitos dizem que ele ganhou as eleições em 2024 porque o adversário não soube fazer política. Anderson Zé das Canas surge como esse nome, que sabe fazer política, com seu estilo de liderança pró-ativa, dinâmica e envolvente, parece ser o antídoto para esse vácuo de renovação.
.
O movimento que está sendo gestado em torno de Anderson, agora acompanhado de perto por Luciano Bispo, pode ser um divisor de águas para Itabaiana. O agrupamento “Progresso com Liberdade” parece estar no caminho de apresentar um nome que consiga equilibrar tradição e renovação, preservando os valores da política local.
[*] Radialista e âncora da Rádio Metropolitana FM do Grupo Atalaia de Comunicações