Os vereadores Hebert Pereira (PP), da Barra dos Coqueiros, Breno Garibalbe (Rede), de Aracaju, e Lilo Abençoado (PSB), de São Cristovão, iniciaram uma luta contra a utilização de catraca duplas no ônibus do transporte público da Região Metropolitana de Aracaju.
Os parlamentares, na última sexta-feira (24) acionaram o Ministério Público para barrar o uso deste tipo de catraca, que segundo os vereadores tem feito os usuários do transporte público passar por constrangimentos e humilhação dado a dificuldade em passar pela catraca dupla.
Nesta segunda-feira (27), o Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros do Município de Aracaju (Setransp) emitiu nota afirmando que está buscando alternativas para fazer as adequações necessárias nas catracas duplas, entretanto, ressaltou na nota que nas linhas onde foram implantadas as catracas altas as ocorrências de pulos e arrastões caíram quase 100%.
Para o vereador da Barra dos Coqueiros, Hebert Pereira (PP), a nota é uma sinalização importante de que as empresas estão sensíveis à luta e às manifestações populares que se intensificaram nos últimos dias contra a “catraca da humilhação”. Contudo, o parlamentar ressalta que “é de suma importância que as mudanças a serem realizadas sejam realmente efetivas para impedir a continuidade de prejuízos e constrangimentos para os usuários, bem como que ocorram o mais breve possível. Afinal, são cerca de dois anos de sofrimento diário para grande parte da população da Barra dos Coqueiros e da Grande Aracaju”.
Confira a nota do Setransp na íntegra:
Sobre a medida de segurança de instalação das catracas altas feitas desde 2023, o Setransp tem acompanhado os relatos atuais dos passageiros e frisa que as empresas de ônibus, juntamente com a Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT), já estão buscando alternativas espelhadas em casos pelo país, a exemplo de Maceió, para fazer as adequações necessárias. Nos últimos dias foram feitos estudos e testes para novas dimensões das catracas procurando associar a segurança e mobilidade do passageiro.
Da mesma forma, o setor de transporte está reforçando junto aos motoristas a importância da assistência contínua aos passageiros, principalmente diante de mudanças no transporte originadas com o intuito do bem coletivo. A medida, determinada pelo Órgão Gestor – SMTT em 2023, da instalação de catraca alta em linhas de maiores ocorrências de pulos de catraca e arrastões (assaltos a passageiros), se deu para atender a situação de insegurança denunciada pelos motoristas e vivenciada também pelos passageiros.
Pular a catraca é crime e onera o serviço de transporte, influenciando no cálculo tarifário, mas, como já frisado pelo setor de transporte, a maior preocupação é com a segurança das pessoas no ônibus. Nas linhas onde foram implantadas as catracas altas as ocorrências de pulos e arrastões caíram quase 100%.
Por Uilliam Pinheiro