Após reforma e ampliação, Aeroporto é reinaugurado em Aracaju

Aeroporto Internacional de Aracaju, agora mais moderno, sustentável e seguro

Um terminal inteiramente climatizado, com isolamento acústico, dois fingers e nova área internacional foi entregue nesta sexta-feira 7, durante a inauguração das obras do Aeroporto Internacional de Aracaju, agora mais moderno, sustentável e seguro. Participam da solenidade a diretoria da Aena, o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, representantes da Anac, da Secretaria de Aviação Civil, o governador Fábio Mitidieri, o prefeito Edvaldo Nogueira, entre outras autoridades, além do trade turístico local.

“Com a inauguração em Aracaju, a Aena conclui a etapa de reestruturação dos seis aeroportos que administra no Nordeste brasileiro desde 2020, dando uma contribuição efetiva para o desenvolvimento turístico e econômico de toda a região. Estamos trabalhando para levar o padrão Aena, agora já reconhecido pelos brasileiros, também aos onze aeroportos do bloco SP/MS/PA/MG, que inclui o de Congonhas, segundo maior do Brasil”, afirma Santiago Yus, diretor presidente da Aena Brasil.

“É um sonho para todos nós ter um aeroporto moderno, bonito, confortável e vê-lo agora sendo entregue totalmente reformado é realmente um momento muito especial. Cobrávamos muito isso do Governo Federal e, por meio da concessão feita, hoje podemos prestigiar a Aena entregando um dos aeroportos mais modernos do Nordeste e porque não dizer do Brasil”, disse o governador Fábio Mitidieri.

O prefeito Edvaldo Nogueira destacou que as mudanças no local atendem uma demanda antiga e de interesse tanto da capital como do estado. “Com essa reestruturação, nossa cidade entra no rol das capitais brasileiras com os aeroportos mais confortáveis, modernos e bonitos. Isso é muito importante, porque garante mais tranquilidade para o passageiro na chegada ou partida, com uma boa recepção, alavancando o turismo. Além disso, a reforma da pista e a melhoria desses espaços abrem novas oportunidades para a captação de voos, sejam eles nacionais ou internacionais, ampliando o ambiente de negócios na capital e no estado”, destacou o prefeito.

Obras

O aeródromo de Aracaju ganhou um novo projeto arquitetônico, com uma decoração que inclui três painéis com pinturas que retratam paisagens e o folclore de Sergipe. Transferida para o primeiro andar, a área de embarque foi mais que duplicada, passando de 735 m² para 2,2 mil m². Já o desembarque aumentou de 785 m² para 1,15 mil m². O terminal passou a contar com duas pontes de embarque (fingers) que, junto com as novas escadas rolantes
e elevadores, proporcionam mais conforto e acessibilidade para os passageiros.

Foram instalados leitores eletrônicos de cartões de embarque, sistemas automatizados de bagagem, monitores do sistema informativo de voos e preparação para inspeção de volumes por raios-X. Além disso, toda a infraestrutura ganhou novas câmeras de segurança. Uma sinalização mais intuitiva em todo o terminal melhora o fluxo de passageiros, reforçados por nova pintura, iluminação e adaptações de acessibilidade. Também foi realizada a renovação completa dos banheiros.

Pista e pátio

O chamado “lado ar”, que engloba pistas de taxiamento, de pouso e decolagem, e pátios de estacionamento de aeronaves, também recebeu importantes investimentos, ganhando aumento significativo na segurança operacional. O pátio teve o pavimento recuperado, recebeu torres de LED para iluminação e uma posição adicional, ficando com sete.

A pista tem nova sinalização, iluminação de balizamento em LED e áreas de escape protegidas nas duas cabeceiras (RESAs, sigla para áreas de segurança de fim de pista, do inglês runway end safety areas) e equipamento de auxílio na navegação PAPI (precision approach path indicator). Para reforço na segurança, foi implementada uma via de
emergência ligando a seção de combate a incêndio à pista de pouso e decolagem e a área para equipamentos de apoio aos voos (chamada área de rampa) foi ampliada.

Fonte: Infonet

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.