Aracaju registra 100 mm de chuva em apenas 12 horas

Apesar das ocorrências e da intensidade, segundo a Defesa Civil, não houve vítimas, desabrigados ou desalojados

Os pluviômetros da capital sergipana marcam um acumulado de 120 milímetros de chuva nas últimas 12 horas, com maior concentração no bairro Mosqueiro, zona Sul da capital. Em uma hora, a chuva chegou a 48,6 mm no bairro Robalo. Desde às 5h o Comitê de Gerenciamento de Crise da Prefeitura de Aracaju trabalha para mitigar os impactos e atender à população em situação de risco.

Através do serviço emergencial 199, a Defesa Civil de Aracaju, órgão que integra a Secretaria Municipal da Defesa Social e da Cidadania (Semdec), recebeu 34 chamados, sendo 21 situações de alagamento, 4 colapsos estruturais parciais, 6 avaliações de risco de colapso, 1 avaliação de queda de árvore e 2 avaliações de risco de deslizamento de terra.

O secretário da Defesa Social e da Cidadania, tenente-coronel Silvio Prado, reitera que as equipes atuam desde as primeiras horas da manhã no atendimento à população e monitoramento das áreas sensíveis ao grande volume de chuva. Segundo ele, apesar das ocorrências e da intensidade, não houve vítimas, desabrigados ou desalojados, indicativo de que as ações preventivas ao longo de todo o ano garantem a resiliência da cidade. Ao longo do dia, o trabalho de monitoramento permanece intenso, a fim de garantir uma rápida resposta aos chamados da população.

“Na tarde de ontem, emitimos um alerta de chuvas moderadas a forte em Aracaju, com vigência de 48 horas, e no início desta manhã tivemos chuvas intensas aqui na cidade, com precipitação de 50 mm em apenas uma hora. Entre as diversas ocorrências, tivemos que interditar quatro moradias, e essas pessoas foram orientadas a ficarem na casa de familiares. O alerta vai até amanhã, e entendemos que o período mais crítico já passou. Teremos ainda chuvas moderadas previstas para para a manhã de quarta-feira, e a Defesa Civil continuará monitorando as áreas de risco. As pessoas podem acionar o 199 a qualquer momento,  que todo o Comitê de Gerenciamento de Crise da Prefeitura estará em alerta”, afirmou.

Mais ações

A Secretaria Municipal da Assistência Social foi acionada pela Defesa Civil Municipal, durante a manhã, para identificar a situação de risco e vulnerabilidade de famílias afetadas pelas chuvas nos bairros Industrial, Porto Dantas e Coqueiral. Nenhuma residência foi interditada. Cerca de 17 famílias foram encaminhadas para a concessão de Benefícios Eventuais e demais programas socioassistenciais. Entre os benefícios, foram entregues colchões, cestas básicas, kits de limpeza e higiene pessoal, lençóis e mantas.

Os Centros de Referência da Assistência Social (Cras) dos territórios continuarão fazendo os acompanhamentos necessários para inserções em demais programas socioassistenciais.

Pela tarde, as equipes da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb) estiveram nos bairros Salgado Filho e Bairro Industrial, atuando na melhoria da rede de drenagem pluvial. O mesmo serviço, pela manhã, aconteceu nos bairros Olaria, Santos Dumont, São José, Japãozinho, Coroa do Meio, São Conrado, Centro, Siqueira Campos, Farolândia, 13 de Julho, Ponto Novo e Jardins.

A Emurb ressalta que a população pode solicitar a limpeza das bocas de lobo e outros serviços por meio do setor de Atendimento, através dos telefones (79) 3179-1600, 1617 e 1619 ou comparecendo presencialmente na sede administrativa, situada na avenida Augusto Franco, nº3340, Ponto Novo.

Devido à diminuição das chuvas durante a tarde, a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) não precisou interditar nenhuma via.

A Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) mantém de modo intensificado as diversas ações que já são realizadas durante todo o ano, ajudando a aumentar o escoamento das águas das chuvas e prevenir alagamentos na cidade, como a limpeza de canais, recolhimento de resíduos sólidos e o monitoramento do fluxo das águas pluviais, pontos de retenção e possíveis obstruções das galerias nas regiões mais críticas.

Fonte: PMA
Foto: Semdec

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.