Aracaju registra queda de 70% na taxa de homicídio em oito anos

Redução dos números em Aracaju atende diretrizes nacionais do MJSP e recomendações internacionais da ONU

A taxa de homicídios em Aracaju, capital sergipana, caiu 70,57% em oito anos, segundo levantamento da Coordenadoria de Estatística e Análise Criminal da Secretaria da Segurança Pública (CEACrim), com dados validados pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP). O resultado foi obtido através de uma comparação entre a taxa de homicídios por 100 mil habitantes registrada no período entre janeiro a setembro de 2016 – ano em que houve alta nos índices de violência em todo o estado – com o mesmo período de 2024.

O MJSP tem projetos para diminuir as taxas, e Aracaju já atende a critérios estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU), que estabelece taxas de no máximo 20 a 30 homicídios por 100 mil habitantes. Conforme o mapeamento, entre os meses de janeiro a setembro de 2016, a taxa de homicídio por 100 mil habitantes foi de 48,63. Já no período que compreende os nove primeiros meses de 2024, a taxa de homicídios foi de 14.31.

Em comparativo feito apenas entre janeiro e setembro de 2023 e 2024, a queda foi de 11,99%, o que representa a continuidade da tendência de queda na taxa de homicídios por 100 mil habitantes na capital sergipana. O período de janeiro a setembro do ano passado foi encerrado com uma taxa de 16.26, ante os 14.31 do mesmo período de 2024.

O secretário da segurança pública, João Eloy de Menezes, destacou que a queda da taxa de homicídios acontece mesmo diante do aumento da população aracajuana. “É uma situação que precisamos evidenciar, pois embora a população cresça a cada ano, os indicadores de crimes têm diminuído na nossa capital”, avaliou.

João Eloy evidenciou ainda que o resultado é fruto do trabalho integrado das forças de segurança pública de Sergipe. “Para alcançarmos esses resultados, temos a somação de esforços dos nossos servidores das polícias Civil, Militar e Científica atuando diariamente na prevenção, repressão e elucidação de casos. O MJSP tem projetos voltados à redução das taxas de crimes violentos até 2030, e nós já estamos alcançando baixos índices há algum tempo na nossa capital”, ressaltou.

Além da conformidade com as ações implementadas pelo MJSP, há um comprometimento com a segurança da população, o que levou Aracaju a taxas de homicídio menores do que as recomendadas pela ONU. “Temos que ir além de números, mas são indicadores que precisamos considerar. Estamos no caminho certo para continuar diminuindo os homicídios não só em Aracaju, mas também em todo o estado. Nosso trabalho já reduziu as taxas para patamares recomendados pela própria ONU”, finalizou o secretário da Segurança Pública.

Fonte: Agência Sergipe de Notícias
Foto: SSP/SE

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.