Bibliotecas comunitárias de Sergipe selecionadas com o Prêmio Pontos de Leitura 2023

O Ministério da Cultura destinará R$ 30 mil para cada biblioteca selecionada

O Ministério da Cultura (MinC) divulgou, na última quinta-feira, 8, o resultado final da fase de seleção do Prêmio Pontos de Leitura 2023, e Sergipe está entre os estados brasileiros que serão beneficiados com a premiação. Dentre as bibliotecas selecionadas, sete Bibliotecas Comunitárias de Sergipe foram contempladas.  São elas: Biblioteca Comunitária Frei Eugênio, associada ao Instituto Canarinhos de Sergipe,  município de Aracaju; Biblioteca Comunitária Escritora Jeane Caldas, em Amparo de São Francisco; Biblioteca Luminescência em Santa Luzia do Itanhy; Biblioteca Comunitária Casa da Mãe Joana, município de Carmópolis; Biblioteca Casa do Sol, em Santo Amaro das Brotas; Favela Literária,  município de Aracaju, e  Biblioteca do Projeto Pescando Memórias em Nossa Senhora do Socorro.

O Prêmio Pontos de Leitura 2023 contempla projetos que tenham contribuído para fortalecer a prática leitora em contextos urbanos e rurais e que tenham contemplado povos e comunidades representativos da diversidade cultural brasileira. A premiação é de R$ 30 mil para cada biblioteca selecionada. Os recursos poderão ser utilizados para a compra de livros, acervos multimídia, equipamentos e materiais de consumo, além de ações de formação e capacitação.

De acordo com a coordenadora do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas de Sergipe (SEBP-SE), Juciene Maria Santos de Jesus, essas bibliotecas comunitárias promovem a diversidade e combatem a desigualdade. “Essa premiação é uma forma de apoiar as iniciativas da sociedade civil, que já estão semeando inteligências em todos os lugares onde existem os pontos de leitura. Para nós do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas de Sergipe ter sete bibliotecas do nosso estado beneficiadas com esse Prêmio é motivo de muito orgulho e satisfação”, disse Juciene.

Para Jeane Caldas, mentora do Projeto Leia Sergipe, que incentiva a implantação de Bibliotecas Comunitárias no estado, é uma satisfação ver a Biblioteca Jeane Caldas selecionada nessa premiação. “Fiquei extremamente feliz ao receber a notícia de que a Biblioteca Comunitária Escritora Jeane Caldas foi contemplada pelo MinC como Ponto de Cultura 2023. Isso só constata que é possível sonhar, que é possível formar leitores e, consequentemente, transformar o mundo por meio da palavra e do esforço. Aproveito para parabenizar também as professoras de Amparo de São Francisco”, disse Jeane.

Os projetos selecionados pelo Prêmio Pontos de Leitura 2023 representam a diversidade do Brasil. Entre os projetos premiados estão bibliotecas comunitárias localizadas em aldeias indígenas, terreiros, áreas de assentamento rural, periferias e tantos outros espaços que compõem a diversidade do país. Também foram selecionadas unidades comunitárias que atuam no fortalecimento de temáticas específicas, como a literatura de cordel, literatura indígena, gibis, autoria negra e LGBTQIA+.

O prêmio tem como finalidades reconhecer e premiar bibliotecas comunitárias que desenvolvam atividades de mediação de leitura, criação literária, ampliação do acesso à informação, à leitura e ao livro, que tenham contribuído significativamente para o fortalecimento da valorização da prática leitora em contextos urbanos e rurais, contemplando povos e comunidades representativos da diversidade cultural brasileira.

Foto: Divulgação/ Biblioteca
Assessoria de Comunicação da SEDUC

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.