Breno Garibalde: “Nossa carência na arborização urbana virou vergonha nacional”

Os dados revelaram ainda que das 26 capitais, Aracaju ficou na 22ª colocação em arborização, e Aracaju tem apenas 4,6% de áreas ambientais protegidas

Em pronunciamento no plenário da Câmara de Aracaju nesta terça-feira, 22, o vereador Breno Garibalde trouxe dados alarmantes sobre a falta de arborização na capital sergipana e no estado de Sergipe. Uma pesquisa do IBGE revelou que Sergipe é o estado com menos árvores em vias públicas no Brasil. No país, 66,56% da população vivem em ruas com árvores. Em Sergipe, o indice é de apenas 38,6%.

Os dados revelaram ainda que das 26 capitais, Aracaju ficou na 22ª colocação em arborização, e Aracaju tem apenas 4,6% de áreas ambientais protegidas. Além disso, a capital é uma das que não possuem planos de enfrentamento às mudanças climáticas.

“Queria subir nesta tribuna para parabenizar a cidade de Aracaju e o estado de Sergipe por serem exemplos de arborização para o pais. Mas, infelizmente venho trazer índices muito preocupantes. Nossa carência de arborização urbana já tá virando vergonha nacional.

 Isso é revoltante! Desde que eu assumi meu primeiro mandato, eu luto por essa pauta. Mas, infelizmente nada foi feito. Pelo contrário, Aracaju foi cada vez mais devastada. Temos exemplos claros disso na Avenida Hermes Fontes e as novas avenidas que foram construídas, como a Perimetral Oeste por exemplo, que não tem sequer um pé de planta”, ressaltou o parlamentar.

Ainda em sua fala, o vereador alertou que quem mais sofre com as crises climáticas é a população mais carente. “É uma realidade triste e revoltante. Precisamos lutar por essas pessoas, pelo bem estar delas. Falar de meio ambiente é falar de gente! É esse exemplo que queremos mostrar para as outras cidades? Nossos mangues e nossas dunas estão se acabando e até quando a gente vai seguir por esse caminho?” questionou Breno.

Por fim, o vereador deixou um apelo para a gestão municipal tenha ações mais efetivas na preservação do meio ambiente da capital sergipana. “Quero pedir tanto a nossa prefeita, como a secretária de Meio Ambiente para que olhem com mais atenção para o nossos recursos naturais. Tenho visto empenho e dedicação para mudar esse cenário, mas precisa de muito mais. Quem me acompanha sabe que eu continuo plantando árvores, fazendo limpeza de mangue, mostrando para as pessoas que a gente como cidadão, pode fazer a diferença. Então, quero dar esse voto de confiança para a nova gestão, para que a gente possa ver a cidade mudando pra melhor e que não tenhamos mais o destaque pelos piores índices”, concluiu o parlamentar.

Por Nayana Araujo/ Assessoria Parlamentar 
Foto: Camila Ramos

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.