Novo modelo de catraca dupla começa a circular nos ônibus da Grande Aracaju em fase de teste

O vereador da Barra dos Coqueiros, Hebert Pereira, iniciou uma luta para que houvesse alteração em relação ao uso da catraca dupla

Por Uilliam Pinheiro

Um novo modelo de catraca dupla nos ônibus do transporte público da Grande Aracaju começou a circular nesta terça-feira (4), em fase de testes na linha 004 – Santa Maria/Mercado. A previsão é de que a mudança seja implementada em toda a frota do transporte público.

A mudança vem após a denúncia do vereador da Barra dos Coqueiros, Hebert Pereira, que apontou os constrangimentos que os usuários do transporte público atravessam com o modelo antigo de catraca dupla.

“Saber que já existe um novo modelo de catraca sendo testado mostra que as empresas sentiram que nossa luta tem amplo apoio popular, pois as pessoas não aguentam mais passar por humilhações diárias nessa catraca. Esperamos que esse novo modelo possa realmente solucionar os problemas e as pessoas passem realmente a ter sua dignidade respeitada no dia a dia do transporte público na barra dos coqueiros e da grande Aracaju”, ressaltou o vereador sobre o novo modelo de catraca dupla.

De acordo com o Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros do Município de Aracaju (Setransp), a instalação da catraca alta segue uma determinação da Secretaria Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT). Em 2023, o órgão iniciou a instalação em linhas de maior ocorrências de pulos de catraca e assaltos a passageiros.

Ainda segundo o Setransp, o pulo de catraca gerou um prejuízo financeiro estimado em R$ 1,5 milhão em 2024, com mais de 349 mil ocorrências registradas pelas câmeras de segurança em ônibus que circulam na capital e na região metropolitana.

O valor perdido seria suficiente para investir na compra de dois ônibus novos, ressaltando o impacto econômico significativo para as empresas do setor. Além disso, a prática é crime e onera o passageiro, influenciando no cálculo tarifário.

Com informações do site A8SE

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.