By Formulando soluções Web

Clonaram sua voz, e agora? Minha participação no maior evento de marketing político do Brasil

É algo que eu já percebi: sempre que falo sobre inteligência artificial nas eleições as pessoas se dividem entre o inocente deslumbre ou o terrível desespero

Por Marcolino Joe [*]

Eu entendo o fascínio desolador que o assunto causa e faço questão de sempre pontuar seus desafios e oportunidades. Foi o que fiz na última sexta (22), quando subi ao palco do COMPOL Salvador, evento que goza do título de ser o maior do segmento de marketing político e institucional no nosso país.

Levei para esse encontro algo que me incomoda a algum tempo: estamos (profissionais do marketing político) preparados para as fake news turbinadas por esses sistemas da computação que parecem ter saídos de filmes de ficção científica?

É clonagem de áudio, é deepfake de vídeo… a barreira que separa o que é real do imaginado já foi transpassada faz tempo. O que se mira no horizonte é uma coisa só: barbarie.

Essa é a parte do desespero.

Mas, óbvio que tem um “mas”, o uso da inteligência artificiais generativas aí representam unilateralmente o fim da aventura humana na terra. É também um campo fértil para gerar oportunidades para profissionais e campanhas menos abastados que poderão colocar o nome e as ideias do assessorado em evidência mesmo sem os gordos orçamentos provenientes dos fundos partidários e eleitorais.

O lance mesmo é saber o que fazer na hora que o bicho pegar. Quando surgir no grupo de zap aquele áudio maroto com o político confessando libertinagens ou simplesmente divagando sobre ser ou não candidato.

Será o inferno na terra com gente subindo e descendo os degraus de Dante se não tiverem um plano pra lidar com isso. Essa parte foi o recheio da minha palestra que eu transformei em curso on-line.

Afinal, enquanto o mundo não acaba (seja pelo cataclisma ecológico ou revolta das máquinas) os boletos — que sempre vencem — precisam ser pagos.

[*] Estrategista, cineasta e comunicador popular

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.