Por Uilliam Pinheiro
Quando o prefeito Samuel Carvalho disse que estava entregando o melhor nome que tinha para a Educação de Nossa Senhora do Socorro, ele não estava de brincadeira. A secretária Adriana Carvalho tem feito “milagres” na educação municipal do segundo maior município de Sergipe em menos de 03 meses de gestão.
Após receber, da gestão anterior, uma educação em desordem com prédios abandonados, e com índices alarmantes de IDEB e mais de 1700 crianças fora da escola – alistado no cadastro de reserva, Adriana Carvalho, arregaçou as mangas, junto com o prefeito Samuel Carvalho, para mudar o cenário encontrado. E determinou como primeira prioridade que o cadastro de reserva seria zero.
Em menos de 03 meses de gestão, a Secretária de Educação de Socorro, liderada por Adriana Carvalho, conseguiu abrir 1.200 novas vagas para crianças que estavam no cadastro de reserva da rede municipal.
O feito de abrir novas vagas não vieram por acaso. Com trabalho conjunto de várias secretarias municipais, a gestão Samuel Carvalho entregou a revitalização de dois prédios que há anos estavam abandonados, o anexo da Escola Municipal Nossa Senhora do Socorro que fica localizado no Sesi do Marcos Freire I – esta obra foi feita em pouco mais de 20 dias, um recorde histórico na cidade – e o anexo da Escola Municipal Nossa Senhora de Lourdes que fica localizada no Mutirão do Conjunto João Alves. Locais antes abandonados se transformaram em ambientes de aprendizado.
Outra conquista que tem a digital da secretária Adriana Carvalho é a entrega, pela primeira vez, do fardamento escolar gratuito aos alunos da rede municipal de ensino de Nossa Senhora do Socorro. Esse beneficio possibilita que os pais tenham uma folga no orçamento familiar.
Além dessas ações importantes mencionadas, outro ponto que diverge da gestão anterior é a presença tanto da secretária Adriana Carvalho como do prefeito Samuel Carvalho nas escolas municipais, fiscalizando as necessidades e dando suporte aos profissionais de educação da rede de ensino do município. O prefeito Samuel Carvalho já anunciou a realização, ainda este ano, de concurso público para a contratação de profissionais de educação para o município.
Se alguém tinha dúvida da capacidade de trabalho e competência de Adriana Carvalho ao ser anunciada para administrar a educação do município, hoje reconhece os resultados do seu trabalho.
Contudo, Adriana Carvalho terá pela frente o desafio de melhorar consideravelmente os índices de alfabetização do município que são um dos piores do estado. Mas, pelo que já tem mostrado no pouco tempo à frente da educação, vontade e trabalho não lhe faltará.