Os resultados da política fiscal adotada pelo gestão Fábio Mitidieri, por meio do trabalho primoroso e responsável da secretária da Fazenda, Sarah Tarsila, fizeram com que o estado de Sergipe conseguisse a nota AAA, a mais alta classificação concedida a estados e municípios. A informação foi divulgada nesta quinta-feira (03) em um relatório produzido pela agência de risco Fitch.
A obtenção da nota AAA pelo estado de Sergipe significa, na prática, que o estado pode obter empréstimos com juros mais baixos, já que é visto como um pagador seguro, além de atrair mais investimentos, impulsionando a economia e gerando empregos. A classificação também indica maior estabilidade econômica, refletindo uma gestão financeira eficiente e uma baixa probabilidade de calote. Com custos reduzidos de financiamento, sobra mais dinheiro para ser investido em áreas essenciais como saúde, educação e infraestrutura, beneficiando diretamente a população e fortalecendo o desenvolvimento do estado.
A Fitch é uma das três principais agências internacionais de avaliação de crédito do mundo, com sedes em Nova Iorque, nos Estados Unidos, e em Londres, no Reino Unido. Seus relatórios são utilizados por investidores para orientar escolhas, fornecendo mais segurança para quem deseja alocar recursos em um país, estado ou empresa. Esta nota atesta a solidez financeira do Estado, sua capacidade de honrar compromissos e de ser considerado um ambiente seguro e confiável para investidores.
Para conceder a nota para Sergipe, a agência levou em conta aspectos sociais, políticos e econômicos, como o volume da dívida sergipana, governança, ambiente político, margem de manobra do orçamento e possibilidade de insolvência (ou seja, o governo não conseguir saldar as obrigações contraídas). A classificação, ou ‘rating’, é dada em forma de letras, que compõem uma escala que vai de ‘AAA’, mais alta, a ‘D’, que representa situação de calote. Quanto maior a letra, menor o risco de calote e vice-versa.

“Essa é uma conquista histórica para o nosso estado e simboliza todo o esforço que tem sido feito para garantir o equilíbrio das finanças. Estamos criando as condições para que Sergipe consiga atrair mais investidores, gerando um novo ciclo de desenvolvimento, mais empregos e recursos para viabilizar políticas públicas que irão beneficiar toda a população. Isso demonstra o quanto é importante adotar uma política de responsabilidade fiscal”, destacou a secretária de Estado da Fazenda, Sarah Tarsila.
Fonte: Agência Sergipe de Notícias